Fale com a gente
Sicredi

Saúde

OMS criará passaporte digital de saúde inspirado em modelo europeu

Sistema irá comportar os certificados de vacinação dos cidadãos, para facilitar o acesso a serviços de saúde

Publicado

em

FOTO: REPRODUÇÃO/@EU_COMMISSION
Academia Meu Espaço

A OMS (Organização Mundial de Saúde) vai se inspirar no certificado digital de Covid-19 da UE (União Europeia) para lançar um sistema de certificação mundial, após a assinatura de uma associação “histórica” nesta segunda-feira (5).

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, e a comissária europeia de Saúde, Stella Kyriakides, assinaram, em Genebra, esta “iniciativa histórica para fortalecer a segurança sanitária mundial”.

Dr Rodrigo Dentista

“A pandemia de Covid-19 mostrou a importância das soluções digitais para facilitar o acesso aos serviços de saúde”, afirmou Tedros na cerimônia de assinatura, acrescentando que o passaporte europeu será transformado em um “bem público mundial”.

Este futuro sistema global de certificação digital deverá, segundo um comunicado da OMS e da Comissão Europeia, “facilitar a mobilidade e proteger os cidadãos em todo o mundo contra as ameaças sanitárias atuais e futuras, incluindo pandemias”. O primeiro bloco de construção do certificado está previsto para junho de 2023. 

“Com base na rede de certificação digital altamente bem-sucedida da UE, a OMS visa oferecer a todos os estados membros da OMS acesso a uma ferramenta de saúde digital de código aberto, baseada nos princípios de equidade, inovação, transparência e proteção e privacidade de dados. Novos produtos digitais de saúde em desenvolvimento visam ajudar as pessoas em todos os lugares a receber serviços de saúde de qualidade de forma rápida e eficaz”, afirmou Tedros, no último domingo (4).

É o primeiro elemento da rede global de certificação digital de saúde da OMS, que desenvolverá “uma ampla gama de produtos digitais para melhorar a saúde de todos”, como certificados digitais internacionais de vacinação.

“Essa parceria trabalhará para desenvolver tecnicamente o sistema da OMS com uma abordagem em etapas para cobrir casos de uso adicionais, que podem incluir, por exemplo, a digitalização do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia. A expansão dessas soluções digitais será essencial para oferecer uma saúde melhor para os cidadãos em todo o mundo”, relata o comunicado. 

O passaporte sanitário da UE é o mais utilizado no mundo.

Imobiliária Maurício Vazquez
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte