Fale com a gente
Bonni Restaurante

Agronegócio

Lúpulo pode substituir antibióticos para frangos

Planta usada na produção de cerveja, pode substituir os antibióticos usados como promotores de crescimento de frangos

Publicado

em

|Foto: Reprodução|
lift training

O extrato de lúpulo (Humulus lupulus), planta usada na produção de cerveja, pode substituir os antibióticos usados como promotores de crescimento de frangos, de acordo com um estudo comparativo com 960 frangos realizado na Universidade de São Paulo (USP).

Assados em grelhas, filés de peito de frango de corte alimentado durante 42 dias com ração misturada com lúpulo apresentaram a mesma cor, consistência e sabor que os de frangos alimentados com ração e antibióticos.

lift training

Análises químicas registraram 95 compostos voláteis, incluindo os que asseguram a qualidade da carne, como aldeídos e pirazinas. “A carne dos frangos suplementados com extratos da planta, especialmente na concentração de 30 miligramas por quilo de ração, apresentou uma quantidade maior de antioxidantes em comparação com o grupo-controle”, comentou Stanislau Bogusz Junior, do Instituto de Química de São Carlos (IQSC-USP), à Agência Fapesp. Se avançar, a possibilidade de uso de lúpulo na ração de frangos poderia evitar os resquícios de antibióticos na carne, um dos obstáculos à sua exportação.

Sobre o Lúpulo 

O lúpulo (Humulus lupulus L.) é uma espécie de angiosperma que apresenta inflorescências que são utilizadas na produção da cerveja. Essas inflorescências (agrupamento de flores) contêm substâncias importantes que garantem aroma, amargor e outras propriedades à cerveja. O lúpulo é usado de diferentes formas na indústria cervejeira, podendo ser utilizado na forma de extrato, flores inteiras ou pellets.

(Com Pesquisa FAPESP)

Clube Náutico
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte