Fale com a gente
Bonni Restaurante

Geral

Frio no fim de semana será aviso de que falta pouco para o inverno chegar; no Sul, chuva e geada são esperadas

Depois de uma semana com chuva congelada, passagem de ciclone extratropical e muito frio, os próximos dias devem continuar com temperaturas mínimas características de inverno

Publicado

em

FOTO: Prefeitura Municipal de Icaraima - PR
Martin Luther – Enem

Depois de uma semana com mínimas abaixo de zero em áreas do Rio Grande do Sul, com registro de geadas em Santa Catarina, e muita chuva em São Paulo, a previsão é de que o clima frio persista pelos próximos dias.

Essa friaca é também uma lembrança de que falta pouco para o inverno chegar: ele começa na quarta-feira (21), mas já sentimos sua aproximação:

Ótica da Visão
  • A média das temperaturas máximas já registradas em junho chegaram a ficar 12°C abaixo do normal para o mês, de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) usados pela MetSul. Em Campo Grande a temperatura foi de 7,2°C, e o habitual seria 19,4°C.
  • A passagem de um ciclone extratropical em Santa Catarina intensificou os volumes de chuva em diversas áreas da região Sul e os acumulados devem ser maiores do centro ao norte do Rio Grande do Sul, na região metropolitana de Porto Alegre e na Serra Gaúcha.
  • No início da semana caiu chuva congelada em cidades gaúchas, o que ocorre quando a neve que cai se transforma em água e depois congela novamente, atingindo o chão em formato de neve.

O frio intenso deve continuar no Sul durante os próximos dois dias. De acordo com a Climatempo, o avanço de uma massa de ar polar deve causar geadas em todo o Rio Grande do Sul no domingo, e em Santa Catarina e no sul do Paraná.

Mas nem tudo ficará assim tão gelado

Para o fim de semana, são esperadas máximas maiores que 26°C em boa parte do país, podendo ultrapassar 36°C em grande trecho da região centro-oeste, norte e nordeste, especialmente em áreas do Tocantins, Mato Grosso, Goiás e Pará (tons em vermelho e roseados).

Em Manaus, a quinta-feira (15) foi de frio, mas durou apenas um dia e os termômetros já devem voltar a subir, atingindo a marca dos 30°C. A queda de temperatura na capital amazonense, que registrou 20,8°C, é resultado da chegada de uma massa de ar frio no Sul do Amazonas. Em geral, a média de junho gira em torno de 29°C a 35°C neste período do ano.

Mapas de previsão de temperatura máxima para sábado (17) e previsão de temperatura mínima para domingo (18) . — Foto: Reprodução/INMET

Mapas de previsão de temperatura máxima para sábado (17) e previsão de temperatura mínima para domingo (18) . — Foto: Reprodução/INMET

Previsão de chuva por região até segunda-feira (19):

  • Sul: o avanço de um sistema frontal no início da semana pode provocar chuvas volumosas em Santa Catarina e Paraná. No decorrer da semana, uma área de baixa pressão irá reforçar as instabilidades ocasionando volumes elevados de chuvas exceto no sul do Rio Grande do Sul.

Sicredi
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte