Fale com a gente
refran

Esporte

Espanha é campeã da Liga das Nações sobre a Croácia

Goleiro defendeu duas cobranças e garantiu o terceiro título da história de La Roja; croatas seguem sem troféu

Publicado

em

FOTO: Lars Baron/Getty Images
Providência

A Seleção Espanhola voltou a ser campeã 11 anos depois da dobradinha Euro 2012 e Copa do Mundo 2010. A Espanha superou a Croácia, nos pênaltis, neste domingo (18), e ficou com o título da Liga das Nações da Uefa.

Algozes do Brasil na Copa do Mundo do Catar, em dezembro, os croatas comandados por Modric seguem sem vencer um título em torneios entre seleções, apesar do bom desempenho recente.

lift training

Na disputa de pênaltis, quem brilhou foi o goleiro Unai Simón, que defendeu as cobranças de Majer e Petkovic, enquanto a Espanha só desperdiçou um pênalti, com Laporte batendo no travessão. Na cobrança decisiva, Carvajal deu uma cavadinha e garantiu o troféu.

A partida foi realizada no estádio De Kuip, em Roterdã, na Holanda. Tanto o tempo normal quanto a prorrogação não tiveram gols, apesar dos times terem desperdiçado diversas chances em um duelo equilibrado.

Mais cedo, a Itália venceu as donas da casa por 3 a 2, e ficou com o terceiro lugar.

Carvajal dá cavadinha para garantir o título da Espanha na Liga das Nações
Carvajal dá cavadinha para garantir o título da Espanha na Liga das Nações / Aitor Alcalde – UEFA/UEFA via Getty Images

Como foi o jogo

A primeira etapa foi bem equilibrada. No começo, quem partiu mais para o ataque foram os espanhóis. Com nove minutos, Fabián Ruiz arriscou de longe e quase viu Livakovic falhar. O goleiro tentou agarrar, mas se enrolou e a bola parou na trave.

Na sequência, Gavi arriscou da entrada da área e tirou tinta da trave. Já aos 26, Rodri apareceu sozinho após cruzamento e testou firme. No meio do caminho, a bola desviou em Morata e saiu por cima.

A partir de então, os croatas melhoraram. Perisic foi acionado na área e cabeceou no cantinho para a defesa de Unai Simón. Instantes depois, Brozovic fez linda jogada pela esquerda e bateu cruzado. A bola passou na frente do gol e ninguém chegou para completar. Já aos 38, Perisic tentou de novo pelo alto, mas voltou a parar no goleiro.

Capitão croata, Modric volta a ver um título inédito ser perdido por detalhes
Capitão croata, Modric volta a ver um título inédito ser perdido por detalhes / Dean Mouhtaropoulos – UEFA/UEFA via Getty Images

Segundo tempo

Na volta do intervalo, a Croácia seguiu assustando. Com cinco minutos, Perisic passou por Jesús Navas e cruzou fechado. Do outro lado, Juranovic chegou batendo cruzado para fora.

A Espanha respondeu instantes depois. Asensio aproveitou cruzamento de Alba e cabeceou com muito perigo por cima. Aos 30, Livakovic foi obrigado a sair do gol para cortar, mas acabou mandando nos pés de Fabián Ruiz, que arriscou de longe e quase marcou um golaço.

Oito minutos depois, os espanhóis tiveram uma chance de ouro para marcar. Ansu Fati recebeu sozinho na marca do pênalti e bateu rasteiro. Em cima da linha, Perisic apareceu para afastar. Assim, o jogo foi para a prorrogação.

Jogadores comemoram com Unai Simón, que defendeu dois pênaltis na decisão contra o Croácia
Jogadores comemoram com Unai Simón, que defendeu dois pênaltis na decisão contra o Croácia / James Gill – Danehouse/Getty Images

Prorrogação

Na prorrogação, a Espanha tentou esboçar uma pressão, mas encontrou dificuldades para achar espaços na forte defesa croata.

A melhor chance saiu aos 10 da etapa complementar. Rodri arriscou de fora e Sutalo desviou no meio do caminho. A bola foi no contrapé de Livakovic, mas saiu pela linha de fundo.

Nas penalidades máximas, quem se deu melhor foi a Espanha. Joselu, Rodri, Merino, Asensio e Carvajal fizeram, enquanto Laporte perdeu. Do outro lado, Vlasic, Brozovic, Modric e Perisic até fizeram, mas Majer e Petkovic perderam e deram o título para os espanhóis.

refran
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte