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Política

Após 49 anos, vereadores fazem última sessão ordinária na atual sede do Legislativo rondonense

Mudança para novo endereço começa na semana que vem

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Vereadores registraram última sessão ordinária na sede do Poder Legislativo na Rua Sergipe | FOTO: Cristiano Viteck
Providência

A sessão de segunda-feira (26) da Câmara de Vereadores de Marechal Cândido Rondon teve ares de despedida. Afinal, foi a última ordinária a ser realizada no prédio que serviu como sede da Casa de Leis nos últimos 49 anos.

Na semana que vem, com o início do recesso legislativo durante o mês de julho, começa a mudança para o novo endereço do Poder Legislativo Municipal, ao lado da Prefeitura, no antigo prédio do Fórum.

Dr Rodrigo Dentista

Inclusive, nesta segunda-feira começou a tramitar e já foi aprovado em primeira votação o Projeto de Lei 29/2023, do Poder Executivo, que autoriza a cessão de uso do antigo Fórum, recentemente reformado, para a Câmara de Vereadores. A matéria ainda passará por mais uma votação, em sessão extraordinária marcada para o início da manhã desta quarta-feira (28).

Em manifestação na tribuna na sessão de ontem, o vereador presidente Vanderlei Sauer afirmou que o Poder Legislativo está encerrando um ciclo, para em breve realizar um sonho de muitas gerações de vereadores.

Ele agradeceu o apoio recebido dos demais vereadores desde janeiro, quando iniciou a atual gestão da mesa diretora, mas especialmente ao vereador licenciado Pedro Rauber, que teve atuação importante na conquista da nova sede da Casa de Leis, quando presidiu o Poder Legislativo no biênio 2021-2022.

O Soldado Sauer também fez menção ao empenho da atual administração municipal em garantir junto ao Governo do Estado a devolução do antigo Fórum para o Município. A Prefeitura foi responsável pela reforma do prédio.

A nova sede da Câmara de Vereadores será inaugurada durante a ExpoRondon, em data ainda a ser definida, e a primeira sessão ordinária no local será em 7 de agosto.

O prédio até agora ocupado pelo Poder Legislativo passará a ser a nova sede da Polícia Militar.

Prédio atual da Câmara de Vereadores foi inaugurado em 1974

História

O prédio que abrigou a Câmara de Vereadores por quase cinco décadas foi inaugurado em 25 de julho de 1974, durante as comemorações do 14ª aniversário de Marechal Cândido Rondon.

À época, presidia o Poder Legislativo o vereador Eldor Lamb. Além dele, participaram da solenidade os vereadores Lauro Rohde, Werno Scherer, Werno Lamb, Waldi Winter, Roberto Tenfen e Plínio Kleemann.

Também estiveram presentes o prefeito Almiro Bauermann e o Coronel do Exército Pércio Ferreira.

A inauguração foi marcada pela entrega do título de Cidadão Honorário do Município a Nilton Alberto de Castro Arruda, gerente da agência do Banco do Brasil em Toledo. Conforme consta na Ata 20/74, a homenagem do Poder Legislativo foi uma recompensa por tudo que o gerente fez em favor da comunidade rondonense.

Nos primeiros 14 anos do município, as sessões legislativas aconteceram em outros dois locais: de 04 de dezembro de 1961 até abril de 1966 em espaço cedido no primeiro prédio da Prefeitura; e de 18 de abril de 1966 até julho de 1974 no salão da Sociedade de Cantores Aliança, cuja sede ficava localizada onde hoje está o Restaurante Delícia Caseira.

Quando se mudou para a Rua Sergipe, a Câmara de Vereadores dividiu o prédio durante muitos anos com a Biblioteca Municipal Martinho Lutero, que ocupava o piso térreo, cabendo ao Poder Legislativo o andar superior.

Com a reforma e remodelação do edifício, realizada em 2000 durante gestão do vereador presidente Pedro Rauber, o Poder Legislativo passou a ocupar integralmente o prédio, e a Biblioteca foi transferida para a estrutura que hoje abriga o CMEI Pequeno Príncipe.

Futura sede

Para que agora pudesse se mudar para antigo Fórum, foi necessário um amplo trabalho das autoridades rondonenses junto ao Governo do Paraná, o qual enviou para a Assembleia Legislativa o Projeto de Lei 641/2021, que autorizava a devolução do edifício ao Município de Marechal Cândido Rondon.

O projeto foi aprovado pelos deputados estaduais em 30 de novembro de 2021.

Na época, o vereador presidente Pedro Rauber afirmou que a nova estrutura garantiria condições dignas para os vereadores e servidores trabalharem e atenderem a população.

Na nova sede, diferente do que acontece hoje, cada vereador terá o próprio gabinete. O plenário também trará mais conforto ao público. Ainda foram garantidas todas as condições de acessibilidade, inclusive com elevador para o transporte de pessoas do primeiro para o segundo piso do edifício.

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