Fale com a gente
Clube Náutico

Agronegócio

Brasil é 6º país do mundo com maior área irrigada de lavouras; conheça soluções no uso da técnica

País detém 8,2 milhões de hectares irrigados, segundo o Atlas da Irrigação

Publicado

em

FOTO: Divulgação
Gramado Presentes

A irrigação, prática que assegura o fornecimento de água às lavouras, é importante para superar barreiras climáticas e fundamental para garantir a produção agrícola. De acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), áreas irrigadas produzem mais de 40% dos alimentos mundiais, sendo o Brasil o sexto país com maior área irrigada — são 8,2 milhões de hectares.

O Atlas da Irrigação, da Agência Nacional de Águas (ANA), prevê uma incorporação de 4,2 milhões de hectares de área irrigada até 2040 no país.

Dr. Pedro Wild

Segundo estudo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), entre os potenciais benefícios da irrigação estão o aumento da produtividade da ordem de duas a três vezes em relação à agricultura de sequeiro, ou seja, regiões que enfrentam redução de chuva ao longo do ano; a redução do custo unitário de produção; a utilização do solo durante todo o ano com até três safras; e o aumento na oferta e na regularidade de alimentos e outros produtos agrícolas.

Em Ribeirão Preto (SP), onde acontece uma das maiores feiras de tecnologia para o agronegócio do mundo, a Agrishow, produtores rurais podem conhecer diferentes inovações no manejo de irrigação das lavouras.

O g1 conversou com alguns expositores na feira e mostra agora o que há disponível no mercado com foco em sustentabilidade e produtividade e que pode ajudar a expandir a área irrigada no país nos próximos anos.

Controle na palma da mão

Com o objetivo de tornar a agricultura irrigada mais digital e sustentável, a Bauer, por meio da startup Irricontrol apresenta uma plataforma capaz de fazer toda a telemetria do sistema de irrigação.

“Você consegue monitorar e automatizar desde a primeira gota que está tirando da captação até o fato dela ser entregue no pivô, então você tem automação e gestão de maneira remota”, afirma Luiz Roque, CEO da Irricontrol e co-CEO da Bauer.

Toda essa tecnologia é feita através de uma infraestrutura via rádio e, dessa forma, toda a fazenda é coberta com essa rede própria. O sistema também fornece informações de consumo de energia por equipamento.

A plataforma permite ao agricultor a facilidade de operação no campo através de um aparelho na palma da mão. “É possível ligar, desligar, escolher o melhor horário para começar a irrigar. Permite controlar a irrigação de qualquer lugar que você estiver”, explica Roque.

O sistema serve para qualquer tipo de pivô central ao custo de R$ 35 mil por pivô, independentemente do tamanho da área.

Informações agroclimáticas

O Zeus é uma plataforma com informações agroclimáticas em tempo real. Através de estações instaladas próximas das propriedades rurais, ele traz informações de chuva, temperatura, umidade, vento e tudo isso gera um relatório do balanço hídrico.

“O ele vai mostrar para o produtor rural é o histórico de armazenamento de água na propriedade dele por talhão, para ter a melhor tomada de decisão. Será que a hora de cultivar é a mais adequada? Será que dá para atrasar ou adiantar a colheita? Será que é preciso trabalhar com uma cultivar mais resistente ao estresse hídrico? Então toda a informação gerada pelo Zeus, serve para o agricultor tomar a melhor decisão para entender se ele plantou da melhor forma possível, baseado em dados agroclimáticos”, explica Carlos Silva Neto, representante técnico de vendas do Zeus Agrotech.

Através desses dados, o produtor rural vai saber se ele tem a necessidade ou não de entrar com uma lâmina de irrigação mais próxima. Entende também qual a melhor hora de irrigar e qual a quantidade correta necessária para o cultivo dele.

Hoje o Zeus conta com cerca de 4,5 mil estações espalhadas de Norte a Sul do Brasil, que atendem todo o tipo de cultura. São mais de mil clientes que já utilizam a plataforma para facilitar a decisão no momento da irrigação.

Melhor manejo na irrigação

A Lindsay apresenta o Fieldnet e o Fieldnet Advisor. O Fieldnet é a comunicação do pivô com a plataforma. Ele consegue trazer para o agricultor em que posição o pivô está, há quanto tempo ele está irrigando, quanto tempo ele vai demorar para completar o círculo e o controle de horários.

O gerente de produto Bruno Kiep explica que dentro do Fieldnet existe também a possibilidade de executar o Fieldnet Advisor.

“O Advisor utiliza diferentes tipos de informações de solo, temperatura, ambiente, clima e cultura que está embaixo do pivô e gera um relatório do melhor manejo de irrigação, é mais uma ferramenta para o agrônomo usar sem ter a necessidade de ir até o campo”, diz Bruno.

Economia da irrigação e energia

A Valley apresenta um ecossistema com pivô que aplica água na lavoura na quantidade certa e no momento certo.

O diretor comercial Vinícius Melo conta que é colocada no pivô uma espécie de caixa de ferramentas, ou seja, um sistema de câmeras térmicas que captam as informações do campo e ele passa a ser o scanner da lavoura. Então esse sistema georreferencia todos os dados.

“O Valley Scheduling é a plataforma que recebe todas essas informações e programa a quantidade e necessidade para os próximos cinco dias de irrigação. Então o pensamento é sempre em poupar recursos e impulsionar o ganho do agricultor, explica Melo.

A economia varia de acordo com cada situação, levando em consideração água e energia.

“O preço de energia é reduzido nos horários de tarifa verde, então se o produtor consegue fazer com que a irrigação seja uma quantidade maior de água nesse tempo onde a energia é mais barata, ele poupa recursos financeiros. Cada caso é um caso”, afirma o diretor comercial.

Sicredi
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte