Fale com a gente
Gramado Presentes

Saúde

Secretaria de Saúde rondonense orienta sobre os cuidados com a voz

No dia 16 de abril (domingo), foi lembrado o Dia Nacional e Mundial da Voz

Publicado

em

FOTO: Divulgação
lift training

No dia 16 de abril (domingo), foi lembrado o Dia Nacional e Mundial da Voz. Em alusão à data, a Secretaria de Saúde de Marechal Cândido Rondon, por meio da equipe de fonoaudiologia, orienta sobre os cuidados a serem tomados para manter a qualidade da voz, que exerce um papel importante e ativo na comunicação.

“Através dela, são transmitidos sentimentos, pensamentos, risadas, entre outras situações. Ela faz parte do sistema de ressonância vocal, onde existe um complexo conjunto de estruturas que auxiliam na produção da voz como um todo”, mencionam.

Portal WhatsApp

“Apesar dessa importância toda, às vezes esquecemos de dar a devida atenção à nossa voz. Para que seja mantida a saúde da voz, é necessário estarmos atentos aos seguintes sinais: perda repentina, mudança da voz ao longo do dia, oscilação para melhora ou piora, dor para engolir os alimentos, disfonia (rouquidão) por mais de 14 dias, tensão vocal, entre outros”, exemplificam os profissionais.

“Nesses casos, a recomendação é de que as pessoas procurem um médico clínico-geral na sua unidade básica de saúde, o qual conforme avaliação, poderá encaminhar para o otorrinolaringologista ou a um fonoaudiólogo para diagnóstico e tratamento”, sugerem eles.

Contudo, para cuidar da voz é importante que cada pessoa faça a ingestão de ao menos dois litros de água ao longo do dia, realize exercícios físicos, se alimente com maçã e frutas cítricas, evite o consumo em excesso de café e derivados de leite, não grite ou sussurre, evite a exposição do aparelho fonador a choques térmicos constantes, entre outras atitudes a serem tomadas.

“Cada orientação é personalizada frente à necessidade do paciente. Por exemplo, é desagradável sentir dor para se comunicar. Outra dica está ligada a não se acostumar com a rouquidão. Realidades como essas podem ser diferentes e muito melhores”, finalizam os membros da equipe de fonoaudiologia da pasta.

Clube Náutico
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte