Fale com a gente
refran

Mundo

Documentos vazados do Pentágono mostram inteligência dos EUA observando a China

Pequim ainda não comentou publicamente sobre as informações que foram divulgadas a seu respeito

Publicado

em

FOTO: Arquivo Portal Rondon
Rui Barbosa

Um conjunto de documentos altamente confidenciais do Pentágono que vazaram online nas últimas semanas em uma aparente grande violação de segurança revelam a coleta de inteligência americana sobre seus principais parceiros, adversários e concorrentes – incluindo a China.

Muitos dos documentos pertencem ao campo de batalha na Ucrânia e ao esforço de guerra russo, com alguns mostrando o grau em que os Estados Unidos penetraram no Ministério da Defesa da Rússia e na organização mercenária russa Grupo Wagner.

lift training

Mas um punhado de documentos – que fornecem apenas um foto da coleta de inteligência dos EUA – também indicam que alguns dos oficiais de defesa da inteligência estão se reunindo sobre a China, o país que Washington considerou o “mais sério desafio de longo prazo para a ordem internacional”.

CNN revisou 53 documentos vazados, todos os quais parecem ter sido produzidos entre meados de fevereiro e início de março.

Muitos dos documentos, que as autoridades americanas dizem serem autênticos, tinham marcas indicando que foram produzidos pelo braço de inteligência do Estado-Maior Conjunto, conhecido como J2, e parecem ser documentos informativos.

Os documentos analisados pela CNN contêm mais referências às atividades russas do que à China, mas contêm informações sobre a coleta de informações dos EUA sobre as atividades de Pequim, particularmente em relação às preocupações sobre o potencial envolvimento da China na guerra na Ucrânia.

China e Ucrânia

Uma menção importante da China refere-se a uma preocupação americana de longa data de que o país – um parceiro estratégico próximo da Rússia – forneceria apoio ao esforço de guerra do Kremlin na Ucrânia.

Uma entrada em um documento diz que a China poderia usar ataques ucranianos contra alvos no interior da Rússia “como uma oportunidade de lançar a Otan como agressora e pode aumentar sua ajuda à Rússia se considerar que os ataques foram significativos”.

“A China responderia com mais força e provavelmente aumentaria a escala e o escopo do material que está disposta a fornecer à Rússia se os ataques ucranianos atingirem um local de alto valor estratégico ou parecerem atingir líderes russos de alto escalão”, disse o documento.

Um ataque ucraniano significativo que usasse armas de membros dos EUA ou da Otan provavelmente seria visto por Pequim como “um indicativo de que Washington foi diretamente responsável pela escalada do conflito” e poderia ser “mais uma justificativa para a China fornecer ajuda letal à Rússia”, disse o documento.

As autoridades americanas alertaram repetidamente e publicamente Pequim contra o fornecimento de ajuda à Rússia para seu esforço de guerra – e no início deste ano disseram que a China estava considerando fornecer ajuda letal ao Kremlin.

Os EUA e seus aliados não disseram que a China forneceu tal ajuda, e Pequim negou a alegação. No entanto, reforçou os laços econômicos com a Rússia no ano passado.

CNN entrou em contato com o Ministério das Relações Exteriores da China para comentar.

Autoridades dos EUA comentaram anteriormente sobre não querer dar à Ucrânia sistemas de mísseis de longo alcance por temer que Kiev os use para atacar dentro da Rússia. A Ucrânia prometeu não usar armas fornecidas pelos EUA para fazê-lo.

Pequim ainda não comentou publicamente sobre o vazamento do documento, mas tem tido certa cobertura sobre isso circulando em sua mídia local, incluindo um artigo da edição estrangeira do porta-voz do Partido, o People’s Daily.

“Nos últimos anos, apesar dos escândalos envolvendo a vigilância americana de seus aliados levando a vários casos de alvoroço público internacional, parece que os EUA ainda ‘não estão parando’”, disse o artigo.

Intel sobre a China

Referências adicionais à China nos documentos mostram o monitoramento dos EUA sobre o desenvolvimento de armas e atividades navais da China.

Observa-se um teste de voo em 25 de fevereiro de um DF-27 “desenvolvido”, que é descrito como um veículo hipersônico multifuncional de classe de mísseis balísticos de alcance intermediário.

A arma tem uma “alta probabilidade” de penetrar na defesa antimísseis dos EUA, diz o documento.

Mísseis com veículos hipersônicos são projetados para voar mais de cinco vezes a velocidade do som e podem manobrar em vôo, tornando-os quase impossíveis de abater, de acordo com especialistas.

A China é considerada um dos programas de desenvolvimento de armas hipersônicas mais avançados do mundo.

Outra entrada inclui notas sobre um destacamento recente da Marinha do Exército de Libertação do Povo, que o documento observa ter sido a primeira vez que o navio de assalto Yushen LHA-31 para transporte de helicóptero foi incluído em um desdobramento de área estendida.

Outros documentos sugerem que os EUA estão reunindo informações sobre como outros países estão interagindo com a China usando inteligência de sinais.

A inteligência de sinais inclui comunicações interceptadas e é amplamente definida pela Agência de Segurança Nacional como “inteligência derivada de sinais e sistemas eletrônicos usados por alvos estrangeiros, como sistemas de comunicações, radares e sistemas de armas”.

Um documento atribuído a um relatório de inteligência de sinais disse que o Ministério das Relações Exteriores da Jordânia no final de fevereiro planejava garantir a Pequim sobre seu interesse em um relacionamento econômico contínuo, depois que Pequim reclamou que as empresas chinesas não estavam envolvidas no lançamento da rede 5G do país.

Outro disse que a Nicarágua estava negociando com uma empresa chinesa a construção de um porto de águas profundas em sua costa caribenha, atribuindo essa informação à inteligência de sinais.

O documento também disse, sem fornecer uma fonte, que a Nicarágua “provavelmente consideraria oferecer acesso naval a Pequim em troca de investimento econômico”.

A China não declarou aspirações de adquirir bases no exterior ou acesso militar no país, acrescentou.

O Departamento de Justiça disse que está investigando como os documentos foram parar nas redes sociais.

O Departamento de Defesa dos EUA disse em um comunicado no fim de semana que “continua revisando e avaliando” a validade dos documentos, enquanto mantém um “esforço interinstitucional” para avaliar seu impacto nos EUA e seus aliados e parceiros.

D Marquez
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte