Fale com a gente
Bonni Restaurante

Saúde

Covid-19 pode ter se originado em humanos, diz cientista chinês

Debates em torno das origens do vírus ressurgiram depois que uma avaliação do Departamento de Energia dos EUA um provável acidente de laboratório

Publicado

em

FOTO: Arquivo Portal Rondon
Academia Meu Espaço

O vírus Covid-19 pode ter se originado em humanos, disse um cientista chinês.

As sequências genéticas de amostras virais retiradas do Mercado de Frutos do Mar de Huanan em Wuhan – que se acredita ser o ponto zero da pandemia – eram “quase idênticas” às de pacientes infectados com o coronavírus, sugerindo que a covid-19 pode ter se originado em humanos, disse Tong Yigang, da Universidade de Tecnologia Química de Pequim.

Academia Meu Espaço

Falando em entrevista coletiva realizada pelo Conselho de Estado Chinês sobre a investigação sobre a origem do vírus, Tong disse que mais de 1.300 amostras congeladas de animais e ambientais foram coletadas no mercado entre janeiro de 2020 e março de 2020, e os pesquisadores isolaram três vírus cepas de amostras ambientais.

Ele também disse que ainda não há evidências suficientes para apoiar estudos recentes sugerindo que cães-guaxinim sejam a fonte do vírus Covid-19.

Falando no mesmo evento, um investigador do Centro Chinês de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC), Zhou Lei, apelou a uma colaboração científica global para rastrear as origens do vírus, afirmando que o local onde a Covid-19 foi descoberta pela primeira vez foi não necessariamente onde se originou.

A China foi duramente criticada no passado por bloquear investigações internacionais sobre as origens do vírus. No início desta semana, a Organização Mundial da Saúde (OMS) disse que ainda não tinha dados importantes da China sobre o início do surto, uma falha em divulgar que o chefe de seu programa de doenças emergentes disse ser “simplesmente indesculpável” .

No entanto, a China afirma repetidamente que tem sido transparente e cooperativa com a OMS.

Os debates em torno das origens do vírus ressurgiram recentemente depois que uma avaliação do Departamento de Energia dos EUA indicou no mês passado que provavelmente foi o resultado de um acidente de laboratório. No entanto, a agência dos EUA também classificou como uma determinação de “baixa confiança”.

No sábado, Zhou refutou a teoria do vazamento de laboratório, dizendo que é “extremamente improvável”.

Sicredi
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte