Fale com a gente
Clube Náutico

Mundo

‘Cão-robô Dálmata’: bombeiro faz uso inédito de equipamento após prédio desabar em Nova York

Tecnologia foi capaz de gerar imagens internas do local em que acidente ocorreu

Publicado

em

FOTO: Reprodução / Redes sociais
Rui Barbosa

O estacionamento de um prédio de quatro andares no distrito de Manhattan, em Nova York, desabou nesta terça-feira e matou ao menos uma pessoa. Em resposta ao acidente, o Corpo de Bombeiros enviou um novo membro da equipe ao local: um cão-robô, com manchas pelo “corpo” em alusão à raça Dálmata.

De acordo com o chefe de operações John Esposito, o uso da tecnologia fez com que fosse possível ver um “vídeo interno” e, em seguida, “colocar um drone dentro do local para realizar uma avaliação e fazer as buscas”.

Portal Facebook

Em nota, a corporação afirmou que seus funcionários foram retirados do local “por preocupação com a estabilidade estrutural do prédio”. Isso porque, embora o exterior do prédio estivesse de pé, a fachada do edifício ainda corria risco de desabamento.

— Graças a Deus tínhamos um cachorro robótico que conseguia entrar no prédio — disse o prefeito de Nova York Eric Adams à imprensa local. — Idealmente, é disso que falamos. Não [queremos] enviar um ser humano para dentro daquele prédio instável.

Como funcionam novos robôs de segurança que serão usados pela polícia de Nova York

A prefeitura de Nova York anunciou nesta quarta-feira três novidades para o combate ao crime na cidade — Foto: Divulgação/Prefeitura de Nova York
Todas elas são, na verdade, ferramentas de alta tecnologia, e foram apresentadas pelo prefeito Eric Adams — Foto: Reprodução
O 'Digidod', um cão robótico, já foi usado pelos agentes, mas saiu de circulação depois que a Polícia de Nova York cedeu às críticas públicas à ferramenta — Foto: Reprodução

Um deles já foi utilizado na cidade, mas foi retirado de uso após críticas públicas

Nas redes sociais, Adams também lamentou a morte de uma pessoa no acidente. “Infelizmente, perdemos uma vida. Enquanto continuamos a vasculhar o local, esperamos que não haja outras pessoas presas na estrutura”, iniciou o democrata.

“Embora sejamos gratos pelo incrível trabalho de nossos socorristas, incluindo a tecnologia inovadora que usaram no resgate, o trabalho não terminará nesta noite. Uma investigação sobre como isso aconteceu está em andamento”.

No início do mês, a polícia local utilizou tecnologia semelhante para o “combate ao crime”. Na ocasião, o prefeito disse que está disposto a “avançar” e “usar a tecnologia para manter as cidades adequadamente seguras”.

— Estamos examinando o mundo para encontrar tecnologia que garanta que esta cidade seja segura para os nova-iorquinos, visitantes e quem quer que esteja aqui na cidade — afirmou o prefeito. — Este é o começo de uma série de lançamentos — garantiu Adams.

Os cães-robô têm sido adquiridos por Nova York pelo valor aproximado de US$ 750 mil (cerca de R$ 3,7 milhões). As autoridades afirmaram que eles não seriam usados para patrulha de rotina, mas sim para situações de risco de vida, incluindo ameaças de bomba.

Clube Náutico
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte