Fale com a gente
acimacar amor sempre presente

Agronegócio

Agronegócio: mulheres assumem gestão e agregam novas perspectivas para o setor

947 mil mulheres administram mais de 30 milhões de hectares no país, o equivalente a 8,4% do total

Publicado

em

FOTO: Divulgação Internet
Gramado Presentes

A presença feminina no setor produtivo do Brasil vem crescendo significativamente nos últimos anos. Segundo dados do Ministério da Agricultura, Embrapa e IBGE, atualmente, 947 mil mulheres administram mais de 30 milhões de hectares no país, o equivalente a 8,4% do total.O Nordeste é a região com a maior concentração de mulheres empreendedoras no setor produtivo, representando 57% do total. Gabriela Zuttion, administradora e agricultora, é um exemplo de mulher que está fazendo a diferença no setor. Gabriela e sua irmã fazem parte da diretoria da empresa da família e colocam o conhecimento e as novas tecnologias no centro do negócio.

“A gente tá falando de uma porcentagem de aproximadamente 60% de homens, mas eles estão falando de igual para igual, pois não estamos falando de gênero, estamos falando de profissão. Eu vejo infinitas oportunidades tanto para mim quanto para todos”, afirma Ariane Laiola, gerente de marketing que também atua no setor produtivo.

Charles Pinturas

A sucessão familiar tem sido um fator importante para a renovação e atualização das empresas. As mulheres mais jovens estão cada vez mais integradas não só na gestão dos próprios negócios, mas em diversas frentes ligadas ao setor produtivo. A presença feminina tem trazido novas perspectivas para o setor, agregando conhecimento e novas formas de gestão.

Para Gabriela, o produtor está cada vez mais ligado na parte de gestão do agronegócio e isso é uma ótima perspectiva. “Estão passando a perceber que o agro não é só campo. O agro é escritório, administração, estudo, investimento em pesquisa”, afirma.

A atuação das mulheres no setor produtivo é um desafio, mas gera oportunidades para todos. Com a renovação e atualização dos conhecimentos e processos, dentro e fora da porteira da fazenda, as mulheres estão se destacando e contribuindo para o crescimento do setor.

Tic Tac
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte