Fale com a gente
Bonni Restaurante

Geral

Nuvem ‘parede’ é registrada no Paraná

Fenômeno ocorreu nesta quinta-feira (30) e, conforme meteorologista, é uma formação que antecede tempestades

Publicado

em

Nuvem 'parede' é registrada em Foz do Iguaçu — Foto: Gilvana Giombelli/g1 PR
lift training

Uma nuvem do tipo ‘parede’ foi registrada por volta das 7h desta quinta-feira (30) em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. Imagens registradas na cidade mostram a nuvem escura encobrindo a cidade.

Conforme o meteorologista do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) Marco Antonio Rodrigues Jusevicius, a nuvem também é conhecida como ‘shelf cloud’ e é uma formação que antecede tempestades. Segundo o especialista, se trata de uma nuvem do tipo cumulunimbus.

tryideas

“Essa é uma nuvem da categoria Cumulunimbus, que são nuvens que causam tempestades. Ela pode ser tanto uma nuvem isolada, que se forma pelo calor em áreas localizadas e causam chuva forte e de curta duração, como pode ser formada pelo deslocamento de frentes frias e linhas de instabilidade, quando várias nuvens dessa se formam ao longo de uma determinada área e se deslocam na mesma direção”, explicou o meteorologista.

Jusevinicius afirmou ainda que este formato de nuvem tem grande desenvolvimento vertical. A parte mais baixa ficando entre 500 e 1,5 mil metros de altura, enquanto a parte mais alta pode atingir até mais de 10 mil metros de altura, dependendo da intensidade.

A formação desta quinta, segundo o meteorologista, se formou pelo deslocamento de uma linha de estabilidade pelo Paraguai e oeste do estado. “Nas imagens de satélite não vemos uma nuvem em particular mas o grande evento e o eu deslocamento pela área neste início de manhã”, explicou.

Conforme Juseviniciuso a formação também tem por característica ventos mais intensos que outros tipos de formação, chuva forte e localizada e, de forma eventual, queda de granizo em pontos isolados.

Em Foz do Iguaçu houve registro de ventos de 54km/h e precipitação de 8,4 milímetros nesta quinta, segundo estação meteorológica do Simepar.

Clube Náutico
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte