Fale com a gente
Sicredi

Economia

Brinquedos ‘boca de caixa’ e sem tecnologias: a estratégia dos empreendedores para driblar a inflação

Indústria do setor aposta em produtos com menor custo de produção e que sejam mais baratos para o consumidor final.

Publicado

em

Foto: Bruna Miato/g1
Rui Barbosa

A indústria de brinquedos também está tentando se reinventar para superar a disparada dos preços nos últimos dois anos.

Para contornar a inflação, que leva os adultos a priorizarem outros gastos, e manter as vendas aquecidas, fabricantes do setor (sobretudo as empresas menores) estão apostando em produtos mais simples e baratos para 2023.

Funerária Alemão

Essa tendência pôde ser observada na edição deste ano da Abrin, a feira da Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos, que aconteceu entre 5 e 8 de março em São Paulo, com empreendedores do setor de todas as regiões do país.

Brinquedos ‘boca de caixa’

Uma representante da fabricante Fênix Brinquedos, de Arujá, disse que a maior aposta da empresa é, justamente, nos brinquedos mais baratos, que comumente são vendidos na boca dos caixas de lojas ou são expostos em lugares de fácil visão das crianças, como cubos mágicos, molas malucas, pequenos carrinhos e bonecas.

Tais produtos envolvem um baixo custo de produção e, por isso, são repassados aos revendedores também por um valor mais em conta – o que impacta diretamente no preço para o consumidor final.

Os empreendedores especializados em revenda de brinquedos se amontoavam ao redor dessas opções mais baratas durante a feira, tanto no estande da Fênix como nos de outros fornecedores.

Compras de até R$ 50

Os brinquedos mais baratos não fazem sucesso apenas entre os empreendedores e adultos. As próprias crianças, público-alvo do negócio, também demonstram interesse pelos produtos mais “baratinhos” das fabricantes.

No estande da Anjo Brinquedos, de Laranjal Paulista, duas meninas pequenas, perto dos seus seis anos de idade, correm para o corredor das bonecas e se encantam pelas opções mais simples, sem grandes tecnologias, mas com detalhes bem coloridos, estratégia para prender a atenção das crianças.

Sicredi
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte