Fale com a gente
Gramado Presentes

Esporte

‘Técnico dos técnicos’, lenda croata morre aos 87 anos

Blazevic foi jogador de futebol sem grande destaque em seu tempo

Publicado

em

FOTOS: Reprodução/OGol
Gramado Presentes

Miroslav Ciro Blazevic morreu nesta quarta-feira (08), aos 87 anos, após longa batalha contra o câncer. O nome pode dizer pouco no Brasil, mas os feitos do ex-técnico o colocaram no patamar das lendas do futebol internacional.

Conhecido na Croácia como o “Técnico dos Técnicos”, Blazevic foi referência para gerações de um pequeno país que ajudou a transformar em potência no futebol.

Müller Contabilidade

Nascido em 1935 no antigo Reino da Iugoslávia, Blazevic foi jogador de futebol sem grande destaque em seu tempo, embora com passagens por clubes tradicionais como Dínamo de Zagreb e Sion.

Mas a carreira de técnico foi longeva, começando em 1968 no modesto FC Vevey. De origem croata, embora nascido em território que hoje pertence a Bósnia-Herzegovina, Blazevic comandou clubes da Suíça, França e Grécia, além de seu país natal, e conquistou títulos como o Suíço e o Campeonato Croata. No entanto, o seu grande trabalho foi como líder nos primeiros passos da seleção croata. Blazevic comandou a Croácia com o primeiro grande desafio na estreia do país nas eliminatórias para a Eurocopa de 1996. O sucesso foi imediato e a participação na Euro só foi encerrada nas quartas de final frente a futura campeã Alemanha.

Nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 1998, a Croácia ficou em segundo em seu grupo, mas avançou depois de derrotar a Ucrânia na repescagem. A equipe croata seria a grande sensação do torneio, terminando com o terceiro lugar logo em sua primeira participação em uma Copa.

20 anos depois do feito de Blazevic, a Croácia chegou a uma final de Copa do Mundo, derrotada pela França na decisão. Mais recentemente, em 2022, a seleção eliminou o Brasil.

Grandes conquistas para um pequeno país que nasceu na década de 1990 depois de uma sangrenta guerra civil. Feitos que, para muitos, só foram possíveis graças aos trabalhos pioneiros de Blazevic.

Imobiliária Maurício Vazquez
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte