Fale com a gente
Clube Náutico

Agronegócio

Colheita a todo vapor: produtores de soja intensificam trabalho nas lavouras do Oeste paranaense

As primeiras lavouras de soja apresentaram rendimentos variados, mas em geral abaixo do esperado

Publicado

em

Foto: John Deere
Imobiliária Maurício Vazquez

A colheita de soja das regiões Oeste e Sudoeste está se intensificando, mas há relatos de municípios que ainda não começaram. Em comparação com o ano passado, o ciclo de colheita foi alongado devido às condições climáticas da segunda quinzena de dezembro.

As primeiras lavouras de soja apresentaram rendimentos variados, mas em geral abaixo do esperado, devido à falta de chuva em novembro e dezembro. Entretanto, o rendimento deve ser mais próximo das expectativas com o avanço da colheita. No milho, os relatos de perdas superam os de soja, embora estas também não sejam tão acentuadas.

Müller Contabilidade

Enquanto a colheita acontece, o plantio da segunda safra de milho e feijão também está sendo realizado. Os plantios de milho a partir de 01 de fevereiro são sem opção de seguro. Atualmente, há umidade suficiente para o plantio, mas a região precisa de chuvas nos próximos dias para otimizar o desenvolvimento das culturas.

OUTRAS REGIÕES

NORTE E CENTRO-OESTE

No fim de semana, foram registradas fortes chuvas em algumas cidades da região, causando danos às estradas rurais. Alguns trechos da BR 369 ficaram interrompidos, mas já foram liberados. Ainda não há informações sobre impactos nas culturas agrícolas. A colheita da primeira safra de feijão foi concluída com sucesso.

A primeira safra de milho está na fase final de frutificação, avançando para a maturação e, em alguns pontos, a colheita começou de forma tímida. A colheita para silagem também teve início. Há relatos de infestação de lagartas em algumas áreas, mas a situação é não é generalizada. A soja se encontra na fase de frutificação e tem sido afetada por uma infestação moderada de ferrugem em parte das lavouras cultivadas. Em alguns municípios a intensidade é maior e pode comprometer a produtividade das lavouras mais novas.

As condições climáticas têm favorecido a disseminação da doença, exigindo maior atenção e controle químico. A colheita começou de forma lenta, mas a produtividade está dentro do esperado, com certa apreensão pela retração dos preços.

O café está na fase de frutificação e enchimento de grãos, respondendo bem aos tratos culturais. As condições climáticas também estão contribuindo para o desenvolvimento da cultura. Segue a contento o plantio das culturas da segunda safra, feijão e milho, sendo que as lavouras implantadas estão se desenvolvendo bem. Graças às chuvas recentes, os rios e mananciais da região apresentam boa quantidade de água e as pastagens estão em boas condições para os rebanhos.

NOROESTE

Na região, a colheita de abacaxi foi concluída com sucesso, e a colheita de arroz irrigado está apresentando resultados positivos. As lavouras de mandioca estão se desenvolvendo de forma satisfatória, com perspectivas de produtividade dentro do esperado. Em áreas de dois ciclos, a colheita está ocorrendo sem problemas, e os preços estão estáveis. A colheita de soja começou nos municípios com solos argilosos e mistos, onde o plantio foi realizado de forma precoce.

Em alguns pontos, a falta de chuvas resultou em uma redução na produtividade, porém também há lavouras com produtividades acima da média. Os produtores aproveitaram o tempo firme para fazer a dessecação das outras áreas, que devem ser colhidas em breve. A cultura da cana-de-açúcar está bem estabelecida tanto na rebrota quanto nas áreas novas. Além disso, as pastagens vêm apresentando uma boa produção de massa verde, facilitando o manejo do gado.

A expectativa para esta safra é boa, com uma previsão de boa produtividade e preços de comercialização favoráveis tanto para a produção agrícola quanto para a pecuária bovina, que devem proporcionar lucro para o setor.

SUL

No Vale do Ribeira, na região metropolitana de Curitiba, os produtores de tangerina ponkan estão bastante otimistas, com previsão de uma boa safra. Os pomares estão bem carregados e já passaram por roçadas, e os produtores esperam pelo início dos contatos com potenciais e tradicionais compradores, com a expectativa de receberem boas ofertas de preços.

A última safra de batatas foi colhida com boa produtividade, e os produtores estão se preparando para a implantação da próxima, que começará aproximadamente no meio de fevereiro nesta região. Alguns relatos apontam preocupações com os altos custos de cultivo, ainda que sejam compensadores. Com o bom tempo na semana passada, houve um significativo avanço na colheita de tabaco e de feijão. Além disso, as atividades de silagem de milho continuam a se desenvolver normalmente. A colheita de milho e soja começou em algumas áreas, com resultados surpreendentes.

Esperava-se que o excesso de chuvas e as temperaturas abaixo da média afetassem o desenvolvimento das lavouras, porém as produtividades estão acima do esperado. Entretanto, para garantir uma grande produção, ainda faltam alguns períodos de chuva para a formação completa das lavouras mais tardias. Devido ao atraso na colheita da safra de verão, o plantio das culturas da segunda safra ainda segue tímido, mas deve se intensificar nas próximas semanas com o avanço da colheita da primeira safra.

Tic Tac
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte