Fale com a gente
Gramado Presentes

Mundo

China fica perto de superar EUA como país mais afetado pela Covid-19 no mundo

Novas informações coletadas pela OMS colocam o país asiático com pelo menos 98 milhões de positivos registrados

Publicado

em

Hector RETAMAL / AFP
Academia Meu Espaço

A Organização Mundial da Saúde (OMS) começou a receber dados mais completos do alcance da onda da Covid-19 na China. As novas informações colocam o país asiático com pelo menos 98 milhões de positivos registrados, valor muito próximo dos Estados Unidos, que tem sido a nação mais afetada e que acumula 100 milhões de casos.

No atual ritmo, o país asiático – onde as primeiras infecções pelo novo coronavírus aconteceram no fim de 2019 – poderia se tornar rapidamente o mais afetado do planeta, depois que, durante os primeiros três anos, a incidência da pandemia foi muito menor na China e outros países da Ásia Oriental, do que na Europa e Américas, por exemplo.

Dr Guilherme Dentista

A atualização da OMS, com dados chineses, também permitiu a quebra do recorde de positivos registrados em uma semana desde o início da pandemia.

A terceira semana de dezembro passado teve a notificação de 44 milhões de casos no mundo, número que superou o pico de 23 milhões registrados em janeiro de 2022, em meio à propagação da variante ômicron.

Em boletim epidemiológico semanal, a OMS indicou que nas últimas quatro semanas (de 2 a 29 de janeiro), houve quase 20 milhões de casos globais, uma queda de 78% na comparação com idêntico período anterior. Por outro lado, as mortes subiram 65%, ficando em 114 mil, em dados muito inflados pela onda de contágios da China. Neste período de quatro semanas, a China reportou 11 milhões de casos (cerca de 85% a menos do que nos 28 dias anteriores), seguida pelos EUA, com 1,5 milhão; Coreia do Sul, com 1 milhão; e Brasil, com 459 mil. A China também foi o país com mais mortes no período avaliado (62 mil, o que representa alta de 244%), enquanto os EUA tiveram aumento de 31% (14 mil), e o Japão de 46% (10 mil).

Desde o início da pandemia, houve no mundo ao menos 753 milhões de casos de Covid-19 e o a notificação de 6,8 milhões de mortos, embora a OMS sempre enfatize que são números oficiais informados por governos, já que o panorama real pode ser mais grave.

Na China, por exemplo, especialistas apontam que até 80% da população pode ter sido infectada, o que representaria 1,1 bilhão de pessoas. O país registrou uma enxurrada de casos desde que o governo de Xi Jinping decretou o fim da política de “Covid zero” em dezembro passado.

O surto encheu hospitais e crematórios em grandes cidades como Pequim, mas é difícil verificar a real magnitude da onda de infecções. Especialistas avaliam que os dados oficiais possam representar apenas uma pequena fração de todos os casos.

acimacar amor sempre presente
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte