Fale com a gente
Sicredi

Agronegócio

Brasil emplaca três entre os 100 melhores queijos do mundo

Ranking conduzido pela Taste Atlas coloca as iguarias brasileiras acima de clássicos como Mozzarela e Gruyère

Publicado

em

Queijo Canastra | Reprodução/Taste Atlas
Velho Oeste

Três queijos brasileiros aparecem na lista dos 100 melhores do mundo pela Taste Atlas , ranking internacional que realiza listas anuais sobre diversos alimentos e restaurantes de acordo com a percepção dos consumidores.

Entre os escolhidos, o mineiro Canastra aparece em 11º, batendo nomes como Mozzarela e Gruyère. Os outros escolhidos foram o Queijo Coalho e o Queijo Minas, em 39° e 94°, respectivamente.

Charles Pinturas

O queijo Canastra, com origens portuguesas, é conhecido por ter uma casca amarela por fora e uma textura suave por dentro. A iguaria foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2008.

Em sua edição anterior, a mesma pesquisa elegeu o Canastra como o melhor do mundo, superando clássicos como o Gorgonzola.

Já o queijo Coalho, popular entre todos os brasileiros, fez sua reputação por se manter firme mesmo em altas temperaturas. No país, é o favorito para diversas refeições, como um “lanchinho” na praia, churrasco, ou até mesmo no café da manhã.

O queijo minas é descrito pela lista como um queijo artesanal feito de leite cru de vaca. Suas características mais notórias são sua textura macia e úmida, além de seu gosto salgado e suave.

Embora tenha sido destaque na lista, o país com o melhor desempenho no ranking foi a Itália, com oito queijos no top 10. Os três queijos no topo da pesquisa são do país, sendo eles o Parmigiano Reggiano em 1°, Gorgonzola Piccante em 2° e Burrata em 3°.

Tic Tac
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte