Fale com a gente
acimacar amor sempre presente

Saúde

Ministério da Saúde anuncia cronograma de aplicação de vacinas bivalentes contra a Covid-19

A campanha terá estratégia de reforço para grupos prioritários

Publicado

em

Profissional da saúde segura um frasco da fórmula bivalente da vacina contra Covid da Moderna em uma clínica em Los Angeles, Califórnia (EUA) - Ringo Chiu - 6.out.22/AFP
Velho Oeste

A partir de fevereiro, o Ministério da Saúde realiza uma ampla campanha com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal contra a Covid-19.

A campanha está prevista para começar no dia 27 do próximo mês.

Ótica da Visão

As vacinas bivalentes, que contam com cepas atualizadas contra o coronavírus, incluindo a proteção contra a variante Ômicron, começarão a ser aplicadas nesta campanha como dose de reforço.

Veja a ordem prevista da vacinação divulgada pelo ministério ainda sem as datas específicas:

  • 1ª fase: pessoas a partir de 70 anos, imunocomprometidas, comunidades indígenas, ribeirinhos, quilombolas e que vivem em instituições de longa permanência;
  • 2ª fase: pessoas de 60 a 69 anos;
  • 3ª fase: gestantes e puérperas;
  • 4ª fase: profissionais de saúde.

O uso emergencial de duas vacinas bivalentes da Pfizer contra a Covid-19 foi aprovado pela Anvisa em novembro de 2022.

São dois imunizantes atualizados que contemplam sublinhagens da variante Ômicron do coronavírus e devem ser utilizados como doses de reforço contra a doença:

  • Bivalente BA1 – protege contra a variante original e também contra a variante Ômicron BA1;
  • Bivalente BA4/BA5 – protege contra a variante original e também contra a variante Ômicron BA4/BA5.
  • Ampliação da cobertura vacinal
  • O ministério também pretende intensificar a vacinação contra a doença com as vacinas monovalentes, que também oferecem ampla proteção contra a infecção.

Cerca de 19,1 milhões de brasileiros não completaram o esquema vacinal contra a Covid-19, tendo recebido apenas a primeira dose, e não estão completamente protegidos contra a infecção.

Os dados do Ministério da Saúde apontam ainda que 68,4 milhões de pessoas deixaram de receber a primeira dose de reforço, enquanto 30,2 milhões aptos a receber a 2ª dose de reforço ainda não retornaram aos postos de saúde.

Em relação à vacinação de crianças, o ministério realizou a regularização do estoque de vacinas com 8,5 milhões de doses da Pfizer baby (para crianças de 6 meses a 3 anos) e de 9,2 milhões de doses pediátricas da Pfizer (para crianças de 5 a 11 anos), além da compra de 2,6 milhões de doses da Coronavac.

acimacar amor sempre presente
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte