Fale com a gente
Bonni Restaurante

Economia

2022 foi marcado por crescimento e oportunidades no Biopark

Avanço expressivo em obras, novas empresas, cursos e oportunidades foram as marcas de 2022 no Biopark

Publicado

em

|Foto: Divulgação|
Martin Luther – Enem

Novos cenários, oportunidades e conquistas fizeram parte do ano de 2022 no Biopark, em Toledo, Oeste do Paraná. A evolução marcou o território da inovação que encerra o ano com investimento de R$ 90 milhões destinado à educação, pesquisa, obras e atração de empresas. Os avanços atraem cada vez mais pessoas para o local – hoje, cerca de quatro mil pessoas circulam no Biopark diariamente, são estudantes, empreendedores, trabalhadores, fornecedores e visitantes.   

Ao completar 6 anos desde a sua fundação, o Biopark já registra mais de mil empregos gerados no local, contabilizando as empresas instaladas e também as obras em andamento. As mais de 160 empresas que já atuam no Ecossistema tiveram um crescimento médio de mais de 100% em faturamento. Foram 89 novos negócios ingressando em 2022, sendo três internacionais.   

Portal Instagram

Neste ano, quase 3,5 mil pessoas participaram de 57 eventos organizados dentro do Biopark, e foram quase seis mil visitantes de todo o Brasil e de outros países conhecendo o local. Por meio do Programa de Educação Ambiental, mais de 300 crianças de escolas do Município estiveram no Biopark e aprenderam sobre paleontologia por meio da escavação de réplicas de fósseis impressos em 3D.   

A formatura da primeira turma do curso de Medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que teve o terreno e prédio doados pelo casal Carmen e Luiz Donaduzzi, fundadores do Biopark, foi um importante marco do ano.  

Em infraestrutura, foram 16 obras finalizadas e são mais de 117 mil m² entre pavimentação asfáltica, calçadas e ciclovias entregues e prontas para uso. Um marco de 2022 foi a inauguração do primeiro edifício residencial que já recebe os primeiros moradores do Biopark. “Nós estamos chegando no final de mais um período de solidificação do que vinha sendo proposto e o que fica muito claro para nós, é que estamos consolidando ações que estão dentro do planejamento”, destaca o vice-presidente do Biopark, Paulo Victor Almeida.  

Educação e Pesquisa  

O Biopark Educação encerra 2022 com 1500 alunos envolvidos em seus mais diversos programas e cursos que vão desde o ensino infanto-juvenil até a pós-graduação. O fundador do Biopark, Luiz Donaduzzi, destaca a importância da área na estratégia do Parque. “2022 foi um ano muito bom, nós crescemos mais que 100% na captação de empresas e as ajudamos a crescer em faturamento e geração de empregos. Mas, o grande avanço foi na área de educação. O objetivo é gerar uma educação que gere um trabalho bem remunerado para que as pessoas possam comprar sua casa, seu carro e colocar seus filhos em escolas melhores”, ressalta.  

Com o foco em manter o alto índica de empregabilidade dos estudantes, que ultrapassa 90%, o Biopark Educação proporcionou oportunidades como o Connect – Curso de Programação, que ofertou 48 vagas e bolsa de R$ 2 mil para todos os aprovados. Em 2022 aconteceu também a primeira a edição do Empreende Mulher, voltado à empreendedoras que têm um pequeno negócio formal ou informal, ou uma ideia de negócio com o objetivo de formalizar uma empresa. Além de Administração, Farmácia e Análise e Desenvolvimento de Sistema, para o vestibular 2023 foram ofertados os novos cursos de Ciência de Dados, Ciência e Tecnologia, Engenharia de Software e Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia.  

Envolvendo a área educacional, importantes parcerias foram firmadas em 2022 com instituições como a Universidade Federal do Paraná, IFPR e Prefeitura Municipal de Toledo, Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ), Fundação Dom Cabral e Prati-Donaduzzi.  

“Vamos consolidar a nossa estratégia de transformação da Faculdade Biopark em um centro universitário. Com isso, dobraremos os cursos de graduação e ampliaremos o número de vagas do nosso Clube de Ciências, além de aumentarmos as idades de atendimento. Seguiremos com parcerias relevantes com instituições respeitadas e os nossos investimentos em pesquisa, além da implantação de uma Unidade Mista de Pesquisa e Inovação da Embrapa, que trarão benefícios para as empresas, investidores e estudantes”, ressalta o diretor do Biopark Educação, Paulo Rocha. 

Na área de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, destaca-se o trabalho do laboratório de Queijos Finos que, em parceria com os produtores, lançou quatro novos queijos para o mercado. No 2º Mundial do Queijo do Brasil – Campeonato Internacional receberam medalha de prata os queijos tipo Camembert, da Queijaria Flor da Terra, e Tomme Negro D’Oeste, da produtora Gelir Giombelli, e medalha de bronze o Queijo tipo Gouda, da produtora Marcia Ludwig.  

Novas empresas  

Em 2022, grandes empresas firmaram parceria com o Biopark, entre elas a Unimed, com o anúncio da instalação de hospital de alta complexidade no local, e a Volvo Penta – que tem o objetivo de desenvolver projetos na área de biogás para motores da marca. O anúncio de instalação de uma Unidade Mista de Pesquisa e Inovação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa no Biopark e o Termo de Cooperação assinado com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) fortaleceram ainda mais o Ecossistema de negócios.  

Entre os Programas de incentivo ao empreendedorismo estão a Incubadora que graduou 14 empresas durante o ano, e o Programa de Residência que oferece benefícios exclusivos para empresas de todos os portes dentro dos segmentos Agro, TI e Saúde. Mais de 60 barracões estão em construção no setor industrial do Biopark, o que deve acelerar ainda mais a instalação de empresas no local, em 2023. 

“Para 2023, a nível territorial, teremos o começo da construção do hospital da Unimed, o que representa um grande impacto para a saúde. Nas empresas, faremos agora um acordo com o governo Chileno, onde receberemos a cada seis meses pelo menos 10 startups do Chile para atender o Agro, TI e Biotecnologia. Além disso, vamos começar o ano com a participação no Show Rural para onde levaremos nossas áreas e faremos vários lançamentos incluindo as áreas imobiliária, educação e pesquisa”, finaliza o vice-presidente do Biopark, Paulo Victor Almeida. 

acimacar amor sempre presente
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte