Fale com a gente
Bonni Restaurante

Esporte

Melhores momentos: Vitória do Japão sobre a Alemanha é a 2ª zebra da Copa

No estádio Internacional Khalifa, o Japão venceu a Alemanha de virada por 2 a 1

Publicado

em

Quem apostaria? O Japão surpreendeu os tetracampeões mundiais (Foto: Anne-Christine POUJOULAT / AFP)
Velho Oeste

Duas zebras em dois dias seguidos na Copa do Mundo do Catar; depois da derrota da Argentina para a Arábia Saudita ontem, nesta quarta-feira (23) foi a vez de o Japão de surpreender a toda-poderosa Alemanha, outra favorita ao título.

No estádio Internacional Khalifa, o Japão venceu a Alemanha de virada por 2 a 1, em sua estreia na Copa do Mundo, pelo grupo E. É a primeira vitória da história dos japoneses nos Mundiais revertendo um placar adverso.

Charles Pinturas

Os alemães começaram vencendo a partida com gol de Gundogan, mas os milagres do goleiro Shuichi Gonda, e os gols de Doan e Asano, deram o triunfo à seleção asiática. 

A Alemanha fez um bom primeiro tempo, mas perdeu intensidade na segunda etapa e foi engolida pela vontade da seleção do Japão.

Os destaques da partida foram o goleiro Gonda, que fez várias defesas que mantiveram os japoneses vivos no jogo, e o técnico Hajime Moriyasu, que mexeu e melhorou o time durante a segunda etapa.

Costa Rica e Espanha, as outras duas seleções do Grupo E da Copa do Mundo, entram em campo às 13h (de Brasília) de hoje (23), no estádio Al Thumama. Na segunda rodada da chave, marcada para domingo (27), o Japão encara a Costa Rica, às 7h (de Brasília), enquanto a Alemanha faz o clássico europeu contra a Espanha, às 16h.

Alemanha protesta contra proibição da Fifa à faixa de capitão ‘One Love’

Antes da bola rolar, os jogadores da seleção alemã colocaram suas mãos sobre a boca para simbolizarem que foram silenciados pela Fifa. A entidade proibiu o uso da braçadeira de capitão ‘One Love’, que apoia a causa LGBTQIA+.

“Com a nossa braçadeira de capitão quisemos dar o exemplo pelos valores que vivemos na seleção: a diversidade e o respeito mútuo. Seja alto junto com outras nações. Não se trata de uma mensagem política: os direitos humanos não são negociáveis”, escreveu a Federação Alemã de Futebol em nota oficial.

Japão abre o placar aos 8 minutos, mas gol é irregular

A equipe japonesa começou a partida com uma marcação muito forte, e ela surtiu efeito logo aos 8 minutos do primeiro tempo. Kamada roubou a bola de Gundogan e acionou Ito pelo lado direito. O atacante conseguiu fazer um ótimo cruzamento para Maeda, que completou para o fundo do gol. No entanto, o camisa 25 estava adiantado em relação a Rudiger, e o bandeirinha assinalou impedimento.

Alemanha insiste pelo lado esquerdo e é recompensada

As boas jogadas de ataque da seleção alemã na primeira etapa vieram pelo lado esquerdo com a dupla Raum e Musiala — e foi dessa forma que a equipe comandada por Hans-Dieter Flick chegou ao primeiro gol.

Aos 30 minutos, Kimmich fez belo lançamento para Raum dentro da área. O lateral ficou de frente com o goleiro Gonda, e ao tentar driblá-lo sofreu a penalidade. Gundogan bateu bem e abriu o placar.

Herói ou vilão?

O goleiro Shuichi Gonda foi para o intervalo como o vilão japonês por ter cometido o pênalti que culminou no gol alemão. Mas na segunda etapa fez grandes defesas, que mantiveram a equipe na partida. Durante o jogo foram oito intervenções, quatro delas de finalizações dentro da área, que impediram os alemães de ampliarem o placar.

Técnico japonês muda o time e Japão vira o jogo

Hajime Moriyasu, técnico da equipe japonesa, percebeu que na primeira etapa as melhores chances do Japão saíram pelo lado de Raum. Na volta do intervalo ele tirou o atacante Kubo e promoveu a entrada de Tomyasu, defensor que atua no Arsenal. A alteração tirou os espaços da Alemanha no ataque.

Após perceber que sua equipe melhorou no jogo, Moriyasu tirou um lateral e um meio-campista para colocar atacantes: Mitoma, Minamino e Doan. Os três escolhidos participaram do gol de empate. Aos 30, Minamino recebeu passe Mitoma pelo lado esquerdo e bateu cruzado para dentro da área. Neuer espalmou e no rebote Doan completou para o fundo do gol.

Minutos depois, Asano virou o jogo. Ele recebeu lançamento longo, ganhou de Schlotterbeck na velocidade e finalizou forte no canto de Neuer.

Clube Náutico
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte