Fale com a gente
Tic Tac

Política

Rondonenses mostram como foi a manifestação em Brasília no dia da Proclamação da República

Segundo eles, até o final de semana teremos novidades

Publicado

em

FOTO: Internauta/Portal Rondon
Rui Barbosa

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito presidente do Brasil após uma disputa acirrada com o atual mandatário Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno das eleições 2022, no dia 30 de outubro. O petista obteve 50,8% dos votos válidos, enquanto o atual chefe do Executivo somou 49,1%.

Desde então, apoiadores de Bolsonaro foram às ruas protestar contra o resultado das urnas. Um grande número de manifestantes passou a ocupar a região em frente ao Quartel General (QG) do Exército, em Brasília, no Setor Militar Urbano (SMU), bairro do Plano Piloto onde ficam as principais instalações da corporação na capital federal.

Charles Pinturas

Nesta terça-feira (15), data em que se comemorou a Proclamação da República, milhões de brasileiros se reuniram para uma manifestação gigante em Brasília. Internautas do Portal Rondon mostram com fotos e vídeos como foi o dia na capital brasileira.

Dentre os grupos do Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo estavam paranaenses de várias cidades. Da região Oeste do Paraná, ao todo, 12 ônibus e oito vans saíram de Cascavel com munícipes daquela cidade, além de Marechal Cândido Rondon, Nova Santa Rosa, Toledo e outras.

Os manifestantes querem uma reposta do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sobre o código fonte nas eleições. Eles solicitam a abertura do processo na íntegra para análise, e se for comprovado a fraude na totalidade, a anulação das eleições. Eles dizem que não aceitam a censura e nem a regulamentação das mídias como se pede, e não querem Alexandre de Moraes como ministro.

“Lutamos pela constituição e pela pátria. O dia foi histórico!”, contou Walter Ziomek.

As últimas notícias dão conta de que o Partido Liberal (PL) deve pedir ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a anulação das eleições 2022. O pedido deve chegar nos próximos dias ao TSE. Os argumentos são de que as urnas não teriam funcionado corretamente e que não é possível validar os resultados gerados em todas as urnas eletrônicas de modelos 2009, 2010, 2011, 2013 e 2015.

“Temos certeza que a justiça será feita! Até final de semana teremos novidades, até aonde fomos informados.”, finalizou Walter. 

No local, foram instaladas diversas tendas de oração com pessoas ministrando cultos, lendo a Bíblia e utilizando os versículos para defender a intervenção militar.

Os militares só observam a manifestação, sem intervir. Os soldados reforçaram o entorno do quartel com cones e fitas de isolamento. 

Estima-se que 2 milhões de pessoas estiveram na manifestação deste dia 15.

Os moradores da região embarcaram de volta para o Paraná ainda na terça-feira (15).

Com informações de O Tempo e Jovem Pan

Clube Náutico
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte