Fale com a gente
Sicredi

Geral

Veja os vencedores da 40ª edição do Freio de Ouro

Foram cinco dias de provas e 96 participantes do Brasil, Argentina e Uruguai

Publicado

em

|Foto: Divulgação|
Rui Barbosa

O Freio de Ouro na categoria macho foi para Colibri Matrero, cavalo campeão desta temporada e agora tricampeão da competição. O animal foi conduzido pelo Ginete Gabriel Viola Marty do Uruguai, da cabanha La Pacifica. Média de Pontuação: 20,531.

O Freio de Ouro na categoria fêmea foi para Capanegra Acquavia, campeã pela primeira vez na disputa. A égua pertence à cabanha Capanegra de Dom Pedrito no Rio Grande do Sul, conduzida pelo Ginete Eduardo Weber de Quadros. Média de pontuação: 21,211.

Charles Pinturas

Freio de Prata

Guarani 61 da Sorsul conduzido pelo Ginete Eduardo Weber de Quadros foi o Freio de Prata na categoria macho. O cavalo é de Santa Bárbara do Sul, (RS) e pertence à Cabanha do Acesso e Agrosul Sementes Forrageiras. Média de Pontuação: 20,385.

O Freio de Prata na categoria Fêmea ficou para a Labareda Da Maior da Estância Tamareira de Santa Rita do Passa Quatro (SP). A égua foi conduzida pelo Ginete Cezar Augusto Freire. Média de Pontuação: 20,806.

Freio de Bronze

O Freio de Bronze na categoria macho foi de Campana Echo a Mano da Cabanha Rodigheri, em Osório(RS), conduzido pelo Ginete Fagner Espindola. Média de pontuação: 20,380.

O Freio de Bronze na categoria fêmea foi a égua Índia Guapate. O animal pertence ao estabelecimento Sementes e Cabanha Tombini de Carazinho (RS), conduzida pelo Ginete Charles Fagundes. Média de pontuação: 20,661.

Freio de Alpaca

O Freio de Alpaca na categoria macho é do cavalo Rumo Certo do Portal Gaúcho do estabelecimento Agropecuária Infinito e Cabanha Portal Gaúcho, de São Sepé e Vacaria(RS). O animal foi conduzido pelo Ginete Daniel Waihrich Teixeira. Média de pontuação: 20,269.

Já na categoria fêmea foi para Mascarada Del Candieiro da Estancia da Corticeira de Boa Vista do Incra (RS). A égua foi conduzida pelo Ginete Fernando Andrighetti. Média de pontuação: 20,284.

Etapas de participação

Foram cinco dias de provas e 96 participantes do Brasil, Argentina e Uruguai, sendo que para participar da final foi necessário passar por credenciadoras e classificatórias que ocorreram com etapas nacionais e internacionais.

A final começou na quarta-feira (31) com os 96 participantes e neste domingo (4) o número de participantes da prova é de 32 animais.

Na fase final marcada para este domingo (04), apenas 16 conjuntos de cada categoria avançaram para as últimas três etapas da disputa com as provas de Mangueira II, Bayard-Sarmento e Campo II.

O banco de avaliadores na categoria Fêmeas é composto por André Luiz Narciso Rosa, Douglas Leite Gonçalves e Vinícius Guedes Freitas. Já nos Machos, os responsáveis pela avaliação dos finalistas são Carlos Marques Gonçalves Neto, Leonardo Alberton Ardenghy e Luciano Correa Passos.

Competição reconhecida por lei

Foi sancionada em julho deste ano a lei 14.394/2022 que reconhece a competição Freio de Ouro como manifestação da cultura nacional. O cavalo crioulo também é reconhecido pela legislação estadual do Rio Grande do Sul como o animal símbolo do estado, dos pampas gaúchos.

O Freio de ouro completa 40 anos nesta edição. A organização da competição é promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). A premiação acontece no último dia da 45ª Expointer.

Tic Tac
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte