Fale com a gente
acimacar amor sempre presente

Agronegócio

PIB do Brasil cresce 1,2% no 2º trimestre; agropecuária sobe 0,5%

Entre os produtos agrícolas, cujas safras são significativas no segundo trimestre, a soja (-12,0%) e o arroz (-8,5%) apresentaram decréscimo na estimativa de produção anual e perda de produtividade

Publicado

em

|Foto: PixaBay|
lift training

De abril a junho, o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 1,2% frente ao primeiro trimestre deste ano, na série com ajuste sazonal. O Termômetro CMA previa alta de 0,75%. O maior crescimento foi da indústria (2,2%), seguida pelos serviços, que avançaram 1,3%. A agropecuária, por sua vez, expandiu 0,5% no período.

O crescimento na indústria se deve aos desempenhos positivos de:

Academia Meu Espaço
  • 3,1% na atividade de eletricidade e gás, água, esgoto e atividades de gestão de resíduos;
  • 2,7% na construção;
  • 2,2% nas indústrias extrativas;
  • 1,7% nas indústrias de transformação.

Nos serviços, apresentaram resultados positivos: outras atividades de serviços (3,3%), transporte, armazenagem e correio (3,0%), informação e comunicação (2,9%), comércio (1,7%), atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados (1,4%) e atividades imobiliárias (0,3%). Houve queda no grupo de em administração, defesa, saúde e educação públicas e seguridade social (-0,8%).

PIB cresce 3,2% frente ao 2º trimestre de 2021

Quando comparado a igual período do ano anterior, o PIB brasileiro cresceu 3,2% no segundo trimestre de 2022. O Termômetro CMA previa alta de 3%. O valor adicionado a preços básicos teve alta de 3,6% e os impostos sobre produtos líquidos de subsídios avançaram 1,6%.

A agropecuária caiu 2,5% em relação a igual período de 2021. Entre os produtos agrícolas, cujas safras são significativas no segundo trimestre, a soja (-12,0%) e o arroz (-8,5%) apresentaram decréscimo na estimativa de produção anual e perda de produtividade. Já o milho e o café apontaram crescimento em 2022, estimado em 27,0% e 8,6%, respectivamente. Já as estimativas da pecuária deram uma contribuição positiva ao desempenho da agropecuária no segundo trimestre, com destaque para os bovinos.

Queda da soja foi frustrante, diz analista

A frustração da safra de soja pressionou o PIB da agropecuária no segundo trimestre de 2022, que apresentou queda de 12,0% frente ao primeiro trimestre de 2022. A avaliação é do diretor da consultoria MB Agro, José Carlos Hausknecht. “A quebra de safra de soja no verão pesou sobre o desempenho do PIB no período”, diz.

O analista afirma que “um resultado ruim já era esperado pelo mercado, e que está dentro das expectativas, dando sequência ao desempenho inferior dos últimos 4 trimestres, com o PIB da agropecuária negativo em 5,5%.

“Deve melhorar com certeza. Há uma produção significativa de milho vindo por aí” — José Carlos Hausknecht

Segundo Hausknecht, o segundo semestre do ano deve ser melhor, com o milho, que deve ter uma safra recorde na temporada, puxando o PIB para cima. “Deve melhorar com certeza. Há uma produção significativa de milho vindo por aí.”

A pecuária também tende a contribuir com um bom desempenho do PIB no restante do ano, de acordo com Hausknecht. “Tivemos uma inversão no ciclo pecuário, com maior abate de fêmeas e aumento na produção. Isso deve ajudar a recuperar o PIB. A produção de frango também está sendo elevada”, avalia.

D Marquez
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte