Fale com a gente
Prefeitura de Toledo

Agronegócio

Ucrânia envia primeiro carregamento de grãos desde o início da guerra

O navio Razoni partiu carregando 26 mil toneladas de milho com destino final em Trípoli

Publicado

em

|Foto: Reprodução|
Camargo Café

O primeiro carregamento de grãos desde o início da invasão russa em fevereiro deixou o porto ucraniano de Odessa na manhã desta segunda-feira (1º), com um acordo que pretende aliviar a iminente escassez global de alimentos e fortalecer as finanças da Ucrânia. O primeiro navio a ser enviado, o Razoni, partiu carregando 26 mil toneladas de milho com destino final em Trípoli, no Líbano, segundo o governo turco, que ajudou a intermediar o tratado.

Espera-se que o graneleiro com bandeira de Serra Leoa chegue a Istambul na terça-feira (2) e continue trajeto após as inspeções. O Razoni foi escoltado por um navio das forças ucranianas por um território do Mar Negro repleto de minas, para evitar um ataque à cidade portuária estratégica no sul do país. Equipes de inspeção, incluindo funcionários da Turquia, da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Rússia, devem verificar os navios envolvidos no acordo sob o documento assinado na Turquia no mês passado.

Institucional

Exportação em meio a uma guerra

O carregamento é o primeiro teste para permitir que a Ucrânia, uma das maiores exportadoras de grãos do mundo, comece a enviar ao exterior cerca de 20 milhões de toneladas do produto que a invasão da Rússia prendeu no país, em fevereiro deste ano.

Gráfica Pontual
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte