Fale com a gente
acimacar amor sempre presente

Política

PT vai acionar MPF, STF e TCU pela falta de vacinas para crianças

Publicado

em

Martin Luther – Enem

O deputado federal Zeca Dirceu adiantou nesta segunda-feira, 15, que vai propor ao PT que acione o MPF (Ministério Público Federal), STF (Supremo Tribunal Federal) e TCU (Tribunal de Contas da União) contra o governo federal pela falta de vacinas contra covid-19 para crianças de 3 a 4 anos. Segundo levantamento do jornal O Globo, faltam doses em 23 estados e no Distrito Federal. “Esse governo quer matar o futuro do país. É um governo genocida. Não tem como classificar de outra forma”, disse.

Rio de Janeiro, 11 cidades do Rio Grande do Norte, 94 municípios da Bahia e Itapira (SP) não têm vacinas. Espírito Santo e Pernambuco remanejaram as doses entre as cidades para não interromper a aplicação. O Ceará distribuiu apenas 10% dos imunizantes e o Maranhão  está com estoque insuficiente e pediu 400 mil doses.

Portal Instagram

Segundo o diário carioca, um mês após autorizar a aplicação da CoronaVac em crianças a partir de 3 anos, o Ministério da Saúde ainda não fechou contrato para comprar as vacinas contra a covid para o público infantil.

“O governo tem uma ação deliberada contra as vacinas, só comprou pela pressão da sociedade, distribui remédios ineficazes contra a doença e ainda incentivou os negacionistas a espalhar fake news”

Números do Ministério da Saúde mostram que apenas 261.611 crianças de 3 e 4 anos receberam a primeira dose até a última sexta-feira no Brasil, das quais 3.168 completaram a vacinação com a segunda dose. O número de crianças que iniciaram a imunização representa apenas 4,67% da população estimada.

“Não há justificativa para as tratativas como o Ministério da Saúde diz sobre a compra das vacinas que será efetivada somente em setembro. Além da corrupção e da inércia em vários setores, Bolsonaro só pensa em salvar a própria pele após as eleições e esquece do básico do básico. Não é somente incompetência, repito: é uma deliberada contra e um genocídio das crianças brasileiras”, completa Zeca Dirceu.

Ao jornal, o epidemiologista Alexandre Boing, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), uma das autoras do  estudo sobre a inação do governo na área, diz que o país está patinando na ampliação da vacinação em crianças. “Não há realização, de fato, de campanhas de vacinação que mobilizem a sociedade. É algo inadmissível”.

acimacar amor sempre presente
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte