Fale com a gente
Tic Tac

Saúde

Londrina confirma primeiro caso de varíola dos macacos

Confirmação foi informada pela Secretaria Municipal de Saúde, na manhã desta terça-feira (16); Sesa disse que atualização dos dados no estado está prevista para quarta-feira (17)

Publicado

em

| Foto: SCIENCE PHOTO LIBRARY|
Academia Meu Espaço

A Secretaria Municipal de Saúde de Londrina, no norte do Paraná, confirmou o primeiro caso de varíola dos macacos na cidade, na manhã desta terça-feira (16).

Segundo o município, o paciente com caso confirmado é um homem, de 31 anos, que está em isolamento.

Bonni Restaurante

Além disso, de acordo com o secretário de Saúde de Londrina, Felippe Machado, a cidade possui outros 12 pacientes com sintomas, que estão em análise.

A Secretaria da Saúde do Estado do Paraná (Sesa) disse que a atualização dos dados a nível estadual é feita semanalmente, sempre às quartas-feiras e, portanto, só haverá nova divulgação de boletim na quarta-feira (17).

O último levantamento, divulgado pela secretaria na semana anterior, aponta que o Paraná possuía 52 casos confirmados da doença, em quatro municípios: Curitiba, Maringá, Araucária e Cascavel.

Em coletiva de imprensa, realizada nesta terça-feira, o secretário municipal de Saúde de Londrina disse que os pacientes com suspeita da doença na cidade estão sendo monitorados e não tiveram necessidade de internamento.

“Ainda permanecem com algumas lesões características no corpo. Acreditamos que, nos próximos dias, os resultados comecem a chegar, vindo do Instituto Adolfo Lutz, de São Paulo, que é o laboratório responsável por fazer a análise desse material”, disse.

O secretário destacou ainda que, há uma semana, o Ministério da Saúde informou que está prevista a vacinação contra a doença a nível nacional que, em um primeiro momento, deve atingir um público “muito específico”.

O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, na terça-feira (9). Queiroga disse que o Brasil deve adquirir 50 mil doses de vacinas que devem ser destinadas aos profissionais de saúde. Ele não deu previsão de quando a compra vai acontecer.

Saiba mais sobre a varíola dos macacos

A varíola dos macacos é uma doença provocada pelo vírus Monkeypox. A transmissão entre humanos ocorre, principalmente, por meio de contato com lesões de pele de pessoas infectadas.

A infecção causa erupções que, geralmente, se desenvolvem pelo rosto e depois se espalham para outras partes do corpo.

Os principais sintomas envolvem febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, linfadenopatia, calafrios e fadiga.

Em 21 de julho a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a varíola dos macacos emergência de saúde global. A resolução foi tomada, sem consenso, em reunião do Comitê de Emergência da Varíola dos Macacos.

Segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, a decisão foi tomada para melhorar a resposta internacional ao vírus, que se espalhou por mais de 75 países.

Clube Náutico
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte