Fale com a gente
Tic Tac

Saúde

UPA de Toledo se posiciona sobre morte de criança de seis anos atendida dois dias antes na Unidade

O menino realizou uma cirurgia no final do mês de junho em Curitiba para a retirada das amígdalas

Publicado

em

|Foto: Divulgação/ Prefeitura de Toledo|
Velho Oeste

Um menino de apenas seis anos faleceu por volta das 17h45, da última terça-feira, 05. A criança de iniciais Y.A. deu entrada já em óbito no Hospital São José, na cidade de São José das Palmeiras. Ele foi atendido na segunda-feira, 04, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Toledo e foi liberado. Na tarde de ontem(06), a UPA emitiu uma nota sobre a situação.

Sobre o caso

lift training

No final da tarde de terça-feira, uma mãe chegou ao Hospital São José, em São José das Palmeiras com o seu filho de seis anos nos braços. A equipe médica atendeu o garoto e realizou todos os procedimentos necessários, mas o menino não resistiu.

As primeiras informações dão conta de que o menino realizou uma cirurgia no final do mês de junho em Curitiba para a retirada das amígdalas. A orientação do médico responsável pelo procedimento foi para o retorno caso houvesse qualquer tipo de complicação.

Na segunda-feira, 04, o menino apresentou um sangramento na região da cirurgia e a mãe o levou até a UPA de Toledo. Ele foi atendido no local, mas foi liberado no início da noite. Informações dão conta de que a mãe seria contra a alta, pois o garoto estava muito debilitado e a família reside na área rural, o que dificulta o acesso a um atendimento hospitalar de maneira rápida. Ela também teria argumentado sobre a orientação do médico de Curitiba, porém a alta foi mantida.

Diante da situação, a mãe retornou para casa com o filho. No dia seguinte ele voltou a passar mal e teve novos sangramentos. Ela tentou contato com a Unidade Básica de Saúde (UBS) local, mas não obteve sucesso. Em seguida entrou em contato com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), o qual informou que deslocaria uma ambulância até o local. A situação do menino continuou grave e então a mãe procurou ajuda. O dono da propriedade em que a família mora levou a criança ao Hospital São José, mas infelizmente o óbito não pôde ser evitado.

A Polícia Civil (PCPR) iniciou a apuração do caso, visando entender se houve algum tipo de negligência médica.

Posicionamento da UPA de Toledo

Nesta tarde (06), a UPA de Toledo emitiu uma nota à imprensa dando a sua versão sobre a situação. Conforme a nota, Y.A. deu entrada na UPA de Toledo às 15h38 de segunda-feira, trazido por uma ambulância do SAMU.

Ainda conforme a nota, o menino foi amplamente assistido pela equipe, mantido em observação, sendo realizada a hidratação e medicações intravenosas. A nota enaltece que não houve a necessidade de internamento na ocasião devido a melhora clínica apresentada pelo paciente.

Também é relatado no comunicado, que foi feita a orientação para o retorno imediato caso o menino apresentasse algum agravante em seu caso de saúde, salientando que os profissionais que atenderam a criança adotaram todas as medidas previstas nos protocolos clínicos para o caso.

Por fim, a nota relata que o caso passará por uma investigação criteriosa, e que se for constatada qualquer irregularidade, serão tomadas medidas de acordo com análise e o parecer da instituição.

A direção da UPA de Toledo também lamentou o falecimento da criança e prestou as suas condolências à família enlutada.

Confira a nota da UPA de Toledo na íntegra.

acimacar amor sempre presente
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte