Fale com a gente
Sicredi

Esporte

UFC: Ortega e Rodríguez disputam chance de levar cinturão ao México

Segundo e terceiro colocados do ranking peso-pena duelam e vencedor deve enfrentar campeão Alexander Volkanovski. Amanda Lemos e Herbert Burns lutam por recuperação

Publicado

em

| Foto: Getty Images|
Rui Barbosa

O UFC retorna a Long Island, um dos cinco grandes bairros de Nova York, neste sábado após cinco anos distante. Desta vez, a luta principal coloca dois lutadores que ostentam com orgulho a bandeira do México, em um confronto que pode definir o próximo desafiante número 1 no peso-pena. Mexicano de berço e “cria” de Parral, Chihuahua, Yair Rodríguez encara Brian Ortega, nascido nos EUA mas filho de imigrantes mexicanos.

E é mais cedo: a transmissão ao vivo e exclusiva do Combate começa às 11h45 (horário de Brasília). O Combate.com transmite o “Aquecimento Combate” e as duas primeiras lutas a partir de 12h, assim como o SporTV 3 e o YouTube do Combate.

Dr Rodrigo Dentista

Ortega é o segundo colocado do ranking dos penas e Rodríguez é o terceiro. Contudo, acredite, é o mexicano raiz que está mais próximo de disputar o cinturão com uma vitória. Isto porque o americano descendente de mexicanos enfrentou o atual campeão, Alexander Volkanovski, há pouco tempo, em setembro de 2021. Foi uma luta dominada pelo australiano, que já soma quatro defesas de cinturão e já fala em subir de categoria. Porém, Ortega teve um momento em que esteve muito perto de roubar o título – mais perto que qualquer outro desafiante de Volkanovski, aliás: uma guilhotina no terceiro round da qual o campeão escapou por pouco.

– Eu vi o vídeo mil vezes. Eu penso, “Como diabos esse cara saiu desse estrangulamento??” Eu estava por cima comemorando. Sinceramente, quando eu lacei a guilhotina, pensei, “Vou ser campeão do mundo!” Só estava esperando pelos tapinhas, mas eles nunca vieram. Ele escapou e pensei, “M***, esse filho da p*** é duro!” – admitiu Ortega durante a semana.

Era a segunda disputa de cinturão de “T-City” no UFC; a primeira foi contra o campeão anterior, Max Holloway, a qual perdeu por nocaute técnico em 2018. Na luta seguinte, Ortega apareceu rejuvenecido e dominou Chan Sung Jung para conquistar sua segunda chance. Ele acredita que pode repetir a dose com uma vitória sobre Rodríguez e explica por quê.

– Nós já vimos Holloway contra Volkanovski três vezes. Então vamos ver se podemos ver Brian e Volkanovski agora. E se tiver uma vitória dominante e acabar com Yair, as chances são de que eu esteja certo. Ninguém levou mais perigo a Volkanovski do que eu. Eu já estive lá com o cara agora e sei como ele bate e como ele se move. Eu tinha outros truques na manga que eu não consegui usar – disse o segundo colocado do ranking ao Combate.

Yair Rodríguez também vem de uma derrota numa luta espetacular, contra Max Holloway, em novembro do ano passado. Apesar disso, lutou de igual para igual com o ex-campeão e vem de vitórias espetaculares sobre Jeremy Stephens e Chan Sung Jung antes disso. Ele afirmou ao podcast “MMA Hour” que lhe foi dito que um triunfo neste sábado o colocaria como desafiante número 1 – afirmação, porém, da qual ele recuou em entrevista ao Combate.

De qualquer maneira, o mexicano prefere não pensar nisso. Ele sabe que, antes de pensar em Volkanovski, precisa passar por Ortega, uma tarefa que apenas campeões conseguiram cumprir.

– Vou cuidar disso quando tiver que cuidar. Estou focado no Brian Ortega. Acho que Brian é muito bom no chão, mas acho que ele não vai tentar me derrubar tão cedo na luta, vai esperar o momento certo. Ele é muito bom em conseguir finalizações em pé, com triângulos voadores, chaves de braço voadoras, etc. Tenho que ter muito cuidado com isso, manter tudo simples. Não cometer erros como escorregar ou entrar em muitos embolos com ele. Tenho que manter a distância – analisou.

Brasileiros em busca de recuperação

O card deste sábado destaca ainda dois brasileiros que tentam a volta por cima após derrotas. Um deles é Amanda Lemos. A paraense, 11ª colocada do ranking do peso-palha, enfrenta a americana Michelle Waterson-Gomez, 10ª colocada, na co-luta principal do evento. A ex-campeã do Jungle Fight vinha numa sequência devastadora, com cinco vitórias seguidas, antes de ser finalizada por Jéssica Bate-Estaca em abril. Sua adversária é famosa e ex-campeã do Invicta FC, mas vive má fase, com três derrotas nas últimas quatro lutas.

No card preliminar, Herbert Burns retorna após dois anos afastado e enfrenta Bill Algeo, que aceitou a luta com cerca de uma semana de antecedência após Khusein Askhabov se retirar de última hora. Como Lemos, o peso-pena niteroiense vinha de cinco vitórias seguidas, duas delas no UFC, antes de sofrer um nocaute técnico contra Daniel Pineda em 2020. Após lidar com lesões sérias no joelho e passar por cirurgia, o irmão mais novo de Gilbert Durinho enfim está de volta ao octógono, disposto a retomar a sua escalada.

Entre os muitos destaques do card principal, que terá transmissão na TV aberta nos EUA (daí o horário mais cedo), está a luta de abertura: a ex-campeã peso-galo (61,2kg) Miesha Tate faz sua estreia no peso-mosca (56,7kg) e encara Lauren Murphy, ex-desafiante número 1 da divisão. O resultado pode definir o futuro da campeã da categoria, Valentina Shevchenko, em cenário parecido ao do peso-pena masculino: vitória de Tate deve catapultá-la diretamente à disputa do título; triunfo de Murphy pode levar Valentina a considerar subir ao peso-galo para uma superluta contra Julianna Peña, atual campeã, ou Amanda Nunes, sua antiga rival.

Confira o card completo:

UFC Ortega x Rodriguez
16 de julho de 2022, em Long Island (EUA)
CARD PRINCIPAL (15h, horário de Brasília):
Peso-pena: Brian Ortega x Yair Rodríguez
Peso-palha: Michelle Waterson-Gomez x Amanda Lemos
Peso-meio-médio: Li Jingliang x Muslim Salikhov
Peso-mosca: Matt Schnell x Su Mudaerji
Peso-pena: Shane Burgos x Charles Jourdain
Peso-mosca: Lauren Murphy x Miesha Tate
CARD PRELIMINAR (12h, horário de Brasília):
Peso-médio: Puna Soriano x Dalcha Lungiambula
Peso-galo: Ricky Simón x Jack Shore
Peso-pena: Herbert Burns x Bill Algeo
Peso-meio-pesado: Dustin Jacoby x Da Un Jung
Peso-médio: Dwight Grant x Dustin Stoltzfus
Peso-palha: Jessica Penne x Emily Ducote

refran
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte