Fale com a gente
Sicredi

Meio Ambiente

Peixes são encontrados mortos no Rio Toledo; IAT está investigando a situação

Os peixes foram encontrados em um trecho com extensão de três km, desde a estação da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), até a Foz do Rio Toledo.

Publicado

em

|Foto: Toledo News|
Rui Barbosa

Uma situação de poluição no Rio Toledo chamou a atenção de moradores do município nos últimos dias. 

Vários peixes foram encontrados mortos às margens do Rio Toledo, mais precisamente entre Linha Cerâmica Prata e Linha Recanto. A situação foi reportada ao Instituto Água e Terra (IAT) na última sexta-feira, 22.

Funerária Alemão

Conforme o chefe da regional de Toledo do IAT, Taciano Maranhão, a poluição encontrada na água foi a causadora da morte dos peixes.

“Os peixes morreram por problemas de poluição na água. Enviamos amostras da água para Curitiba e outras ficaram para análise em Toledo. Ainda essa semana teremos os resultados”, revelou.

Os peixes foram encontrados em um trecho com extensão de três km, desde a estação da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), até a Foz do Rio Toledo.

Taciano também informou que pelo menos cinco espécies de peixes foram encontradas mortas no Rio Toledo. “Foram localizadas mortas cinco espécies de peixes. Três delas são nativas e uma exótica. Três são da família dos bagres e duas são espécies de ciclídeos, Acará Nativo e Tilápia do Nilo, que é exótica e foi a que apresentou o maior índice de mortandade”.

Algumas suspeitas já foram levantadas sobre quais seriam os motivos que levaram a essa grande mortandade de peixes no Rio Toledo. Os indícios mais contundentes são de que pode ter havido o descarte irregular de óleo no local. O IAT continua averiguando a situação e após as análises deverá impor sanções pesadas à empresa responsável pelo crime ambiental.

Sicredi
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte