Fale com a gente
Clube Náutico

Geral

Pato Bragado investe em projeto de redução de resíduos com composteiras domésticas

Foram adquiridos, nesse primeiro momento, 50 kits de compostagem doméstica

Publicado

em

|Foto: Divulgação|
Rui Barbosa

A secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente de Pato Bragado em conjunto com a Associação Bragadense de Catadores e a Itaipu Binacional, vão desenvolver até o final do ano, campanhas educativas ambientais. Nesse primeiro momento está sendo desenvolvida a campanha da compostagem.

Foram adquiridos, nesse primeiro momento, 50 kits de compostagem doméstica, que serão entregues gratuitamente, podendo cada família retirar uma unidade. Os interessados podem estar retirando os kits na próxima segunda-feira (18), diretamente na secretaria, das 7h às 17h30, localizada na rua Arapongas 2725.

Müller Contabilidade

O kit é composto por um conjunto de caixas com capacidade mínima de 35 litros, caixas empilháveis sendo duas digestoras já furadas, uma para coleta de chorume e uma cartilha explicativa de como fazer a compostagem. O material foi adquirido com recurso municipal e contrapartida de 35% por intermédio de convênio com a Itaipu.

O objetivo da proposta, conforme secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, Jaqueline Vanelli, é instigar a compostagem doméstica e auxiliar na reciclagem do resíduo orgânico do município. “Nosso propósito é diminuir o envio de resíduos para o aterro sanitário licenciado, que se encontra fora de Pato Bragado, assim reduzindo os custos gerados ao órgão público para o envio desse material. Além disso, trazer uma educação ambiental para a população e o munícipe possa fazer seu próprio adubo e utilizar em floreiras, jardins, hortas e pomares”, frisa.

PRODUÇÃO

O município de Pato Bragado produz de 30 a 40 toneladas de lixo domiciliar por semana, ou seja, na menor hipótese cada munícipe produz 5,2 kg por semana ou ainda 281,49 kg no período de um ano. Se houver aderência, funcionalidade e redução na produção, o projeto pode ser realizado novamente e mais composteiras serão adquiridas.

Cohapar oferta nova oportunidade de regularização das escrituras a mutuários em Pato Bragado

Nesta quarta-feira (13), no Centro Cultural Arte e Encanto a administração de Pato Bragado e a Cohapar proporcionaram mais uma oportunidade dos mutuários, compradores ou ocupantes de imóveis da companhia regularizarem as escrituras das casas.

Na oportunidade, os representantes técnicos da Cohapar, Francisco Nascimento e Vera Lúcia Nascimento, realizaram o atendimento aos munícipes, sanando dúvidas e recebendo documentação. A companhia já havia realizado um primeiro encontro no município no dia 22 de junho, apresentando as formas de regularizar os documentos da escritura com custos reduzidos e condições facilitadas de pagamento.

O ato é realizado pelo programa de Escrituração Direta, ao qual realiza a emissão de Contratos de Compra e Venda com força de Escritura Pública, com baixo custo das casas financiadas pela Companhia de Habitação do Paraná. Para garantir a segurança jurídica dos envolvidos, a companhia substitui os Contratos Particulares de Promessa e/ou Compra e Venda por Contratos de Compra e Venda com força de Escritura Pública, conforme estabelecido pela Lei Federal 4.380, de 21 de agosto de 1964.

Em caso de dúvidas ou informações, os mutuários podem acessar o site www.cohapar.pr.gov.br/Escritura ou entrar em contato pelo telefone/WhatsApp (45) 3333-1100 do Escritório Regional de Cascavel.

acimacar amor sempre presente
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte