Fale com a gente
refran

Geral

Paraná institui modelo de auditoria baseado em práticas internacionais

Referencial técnico foi compilado para ser aplicado em qualquer órgão ou entidade do governo estadual, independente da estrutura ou complexidade

Publicado

em

|Foto: Diogo Santos|
Gramado Presentes

O Paraná apresentou nesta quinta-feira (30) novas rotinas para auditorias e inspeções na gestão pública estadual. A resolução que define o referencial técnico foi assinada pelo controlador-geral do Estado, Raul Siqueira, no encontro do Conaci (Concelho Nacional de Controle Interno), em Porto Velho (Rondônia).

A necessidade de estabelecer uma organização sistêmica surgiu para dar conta da variedade de finalidade e de processos dos órgãos e entidade que compõem o Governo do Paraná. “Dada a diversidade de estruturas e complexidades próprias de cada setor, buscamos uma metodologia, apoiada em modelos e práticas internacionais de auditoria”, explicou Siqueira.

Bonni Restaurante

O referencial define princípios, conceitos e diretrizes para a auditoria interna e fornece a estrutura básica para o aperfeiçoamento a atividade. Essa harmonização dos procedimentos é essencial para avaliação da atuação dos agentes públicos e, por consequência, para a qualificação da gestão.

Conforme definido na resolução, a auditoria interna é uma atividade independente de avaliação e consultoria, desenvolvida com o objetivo de melhorar as operações de uma organização. A partir de uma abordagem sistemática e disciplinada é possível avaliar e melhorar a eficácia dos processos de governança, de gerenciamento de riscos e de controles internos.

Essa organização sistêmica está sujeita à orientação normativa, à supervisão técnica e à fiscalização da Controladoria-Geral do Estado, órgão central do sistema de controle interno na administração pública paranaense.

“Os procedimentos adotados inibem a prática da corrupção e tornam os processos mais resistentes a interferências externas. É uma ferramenta de gestão que traz mais integridade ao Estado do Paraná”, afirmou o controlador-geral do Estado.

CONACI – Siqueira participou da Reunião Técnica do Conaci nesta quinta e sexta-feiras (30 e 1º). O servidor paranaense Marlon Stafin, que trabalha na auditoria programada, participa, nesta sexta, da câmara técnica sobre o IA-CM, modelo internacional de auditoria interna aprovado pelo Banco Mundial e adotado pela Controladoria-Geral do Paraná.

Nessa edição da reunião técnica, os assuntos abordados são: “A Ética sob o Olhar da Filosofia“, “Controle Interno e Agenda ESG” e “Importância da ampliação do diálogo entre Controle Interno e Externo”, além das experiências estaduais na estruturação de fóruns de controle interno.

Clube Náutico
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte