Fale com a gente
Sicredi

Saúde

Paraná confirma 2º caso de varíola dos macacos, diz Sesa

Trata-se de um homem, de 27 anos, morador da capital, com viagem recente para a Europa. Há mais oito em investigação nos municípios de Curitiba, Cascavel, Londrina, Campina Grande do Sul e Pinhais

Publicado

em

| Foto: SCIENCE PHOTO LIBRARY/BBC|
Rui Barbosa

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) confirmou, nesta quarta-feira (6), o segundo caso de varíola dos macacos, causada pelo vírus monkeypox, no Paraná.

De acordo com a secretaria, trata-se de um homem, de 27 anos, morador em Curitiba, que fez uma viagem recente para a Europa.

tryideas

No domingo (3), a pasta confirmou o primeiro caso da doença no Paraná. O paciente, de 31 anos, também é morador da capital. Ele tem histórico de viagem para São Paulo, entre 16 e 18 de junho.

Conforme a secretaria, até o momento as confirmações são consideradas importadas, ou seja, quando não há transmissão local.

Há ainda, outros oito casos em investigação nos municípios de:

  • Curitiba (4)
  • Cascavel (1)
  • Londrina (1)
  • Campina Grande do Sul (1)
  • Pinhais (1).

Os pacientes possuem histórico de viagem ou contato com caso confirmado.

As amostras de todos os pacientes foram coletadas e encaminhadas para o Laboratório Central do Estado (Lacen-PR), responsável pela articulação com o Ministério da Saúde para envio ao laboratório de referência para casos da doença, em São Paulo.

Monkeypox

A varíola dos macacos é uma doença viral. A transmissão entre humanos ocorre, principalmente, por meio de contato com lesões de pele de pessoas infectadas.

A infecção causa erupções que, geralmente, se desenvolvem pelo rosto e depois se espalham para outras partes do corpo.

Os principais sintomas envolvem febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, linfadenopatia, calafrios e fadiga.

Clube Náutico
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte