Fale com a gente
Imobiliária Bom Negócio

Saúde

Marechal Rondon começa a vacinar hoje crianças de 3 e 4 anos contra a Covid-19

Secretaria de Saúde informa que as doses serão aplicadas de forma escalonada, iniciando pelas crianças imunossuprimidas

Publicado

em

|Foto: Divulgação|
Camargo Café

O Ministério da Saúde encaminhou ao Paraná, recentemente, a Nota Técnica nº 213/2022, que orienta o processo de vacinação de crianças de 3 e 4 anos contra a Covid-19 com o imunizante da marca Coronavac/Butantan. Com a publicação, a medida recebe detalhamentos e indicações sobre a imunização do novo público.

De acordo com o documento, é recomendado que o início da vacinação aconteça de forma gradual para todas as crianças, iniciando pelas imunocomprometidas, seguida pela imunização de maneira decrescente.

Kyuu – Dia do Namorados

Município

A Secretaria de Saúde de Marechal Cândido Rondon destaca que a primeira dose contra a Covid-19 nas crianças de 3 e 4 anos será aplicada a partir desta quinta-feira (28), iniciando pelo público imunossuprimido – desde que seja apresentada declaração médica. A vacinação ocorrerá de forma escalonada.

Na sede municipal, a vacinação para a categoria mencionada acontece nas quintas-feiras, das 8h às 11h no posto de saúde do Jardim Marechal; e das 13h30 às 16h30, tendo por local a Vila Gaúcha.

No interior do município, nas quartas-feiras as doses são aplicadas nos postos de saúde dos distritos de Porto Mendes, das 8h às 11h, e de Iguiporã, das 13h30 às 16h30. Os dois locais também estão disponíveis aos moradores de Bom Jardim.

Já na quinta-feira, das 13h30 às 16h30 a vacinação ocorre no posto de saúde de Novo Três Passos. Na sexta-feira, das 8h às 11h em Novo Horizonte, atendendo ainda moradores de Bela Vista; das 13h30 às 16h30 em Margarida, incluindo moradores de São Roque. Nos distritos, tais doses são aplicadas somente mediante agendamento.

Nos referidos postos da sede e do interior, também há disponibilidade de vacinas para crianças de 5 a 11 anos. Vale ressaltar que a vacinação é exclusiva contra a Covid-19 nos locais supracitados, conforme data e horário.

Segunda dose

Há, ainda, orientação de um intervalo de 28 dias para a aplicação da segunda dose para este grupo. Crianças acima de 5 anos devem ser imunizadas com a vacina Pfizer, nos esquemas já recomendados, conforme a Nota Técnica.

A aplicação nesse público foi liberada para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) após a comprovação da eficácia dos estudos preliminares. Para crianças de 3 anos ou mais, a vacina CoronaVac começou a ser utilizada em diferentes partes do mundo em 2021.

Os municípios do Paraná têm cerca de 290 mil doses em estoque. A orientação do governo federal é para que estados e municípios façam a gestão dos quantitativos disponíveis dessa vacina em seus estoques, com o intuito de garantir a segunda dose com o intervalo de 28 dias, até que os estoques sejam restabelecidos.

Ortobom
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte