Fale com a gente
Sicredi

Geral

Infestação de 74 escorpiões deixa 380 estudantes sem aulas em Alto Piquiri

Picada do animal pode levar a morte; alunos ficaram sem aula ontem (30) e hoje (1º)

Publicado

em

|Foto: Vigilância Sanitária|
Velho Oeste

Uma infestação de74 escorpiões deixou 380 estudantes da escola municipal Luiz Sibirino de Moura sem aula na quinta-feira (30) e sexta-feira, hoje (1º), em Alto Piquiri. A escola é voltada para a educação infantil e ensino fundamental, até o 5º ano.

Além dos escorpiões, a Vigilância Sanitária encontrou uma cobra. Os profissionais trabalharam em busca dos animais venenosos durante o dia de ontem (30) e a manhã de hoje (1°), após receberem a ligação de um morador informando que havia encontrado um escorpião.

Academia Meu Espaço

A equipe fez uma investigação aos arredores do imóvel do denunciante e confirmou que existiam alguns pontos de alojamentos dos animais. As buscas tiveram início em uma empresa de materiais de construção, localizada ao lado da escola, depois disso os profissionais seguiram para alguns terrenos baldios e algumas casas.

De acordo com a Vigilância Sanitária,  a partir da segunda-feira (4), terá início o trabalho de prevenção nas escolas com maior intensidade, pois, o problema chegou na cidade. Por fim, buscas serão realizadas por localidades que sejam denunciadas por moradores.

ANIMAIS PEÇONHENTOS

A peçonha de todos os escorpiões tem efeito neurotóxico, ou seja, age no sistema nervoso. A picada é extremamente dolorosa, provoca dor intensa no local afetado e se dispersa por todo o corpo, levando a vítima a um estado de hiperestesia, fazendo com que o doente fique extremamente sensível ao menor toque em todo o corpo. A ação neurotrópica da peçonha age sobre o bulbo (medula oblonga) região importantíssima do encéfalo que controla os movimentos respiratórios e cardíacos, além dos movimentos peristálticos, mas sua ação é específica sobre a região do bulbo controladora da respiração, o que faz com que a vítima morra por parada respiratória.

PERIGO

Os contatos entre seres humanos e essa espécie são muito frequentes. O s animais atacam os seres humanos ao se sentirem ameaçado. Em casos de acidente não é recomendável a realização de torniquetes, incisões ou cutucar o local, para que a situação não seja agravada. Por isso, é necessário a busca por um médico, e sempre que possível, o escorpião também deve ser levado até a unidade médica.

PICADA DE ESCORPIÃO

Uma picada de escorpião provoca dores intensas e crianças têm maior risco de terem o quadro clínico agravado.

No Brasil, a maior parte dos acidentes com animais peçonhentos é provocada pela picada dos escorpiões e ocorrem dentro das casas. Em geral, os ataques ocorrem quando, de alguma forma, eles se sentem ameaçados com a proximidade de uma pessoa. É o caso, por exemplo, ao calçar um sapato sem verificar se há um escorpião dentro.

Crianças, donas de casa e pessoas que trabalham em construção civil e com manipulação de produtos hortifrutigranjeiros fazem parte do grupo de maior risco. No Brasil, o Nordeste é a região com maior ocorrência de acidentes.

acimacar amor sempre presente
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte