Fale com a gente
Bonni Restaurante

Esporte

Hamilton elege Alonso como rival mais duro em carreira na F1

Heptacampeão, que fará sua corrida de número 300 neste fim de semana, recordou batalha com antigo companheiro de equipe na McLaren em 2007. Espanhol elogiou rival e parabenizou por marca

Publicado

em

| Foto: Guenther Iby/SEPA.Media /Getty Images|
Providência

O GP da França será especial para Lewis Hamilton, que disputará neste fim de semana sua 300ª corrida da carreira na F1. E ao fazer o retrospecto de sua passagem pela categoria, o heptacampeão da Mercedes elegeu o bicampeão Fernando Alonso, seu colega na estreia pela McLaren em 2007, como o rival mais duro que já enfrentou.

– É difícil dizer quem foi o seu rival mais forte, porque toda vez que você está disputnado com alguém, você está em um ponto diferente em sua vida. Mas eu diria que, em ritmo puro, é Fernando (Alonso). Tivemos algumas boas batalhas. Gostaria que pudéssemos ter mais, então espero que ele continue a correr e tenhamos mais no futuro – disse o britânico na coletiva em Le Castellet, nesta quinta-feira.

Ótica da Visão

Alonso foi o primeiro de seis colegas de equipe que Hamilton já teve (Heikki Kovalainen, Jenson Button, Nico Rosberg, Valtteri Bottas e hoje George Russell).

A dupla correu pela mesma equipe por apenas uma temporada; o espanhol atual bicampeão e recém-chegado no time britânico, foi desafiado pelo prodígio britânico, que chegou com apenas 22 anos na F1.

Mas o choque de gerações ficou mais forte e o atrito entre os dois começou a crescer cada vez mais. Não faltaram polêmicas dentro e fora da pista, como no GP da Hungria; na classificação, o espanhol atrasou o colega propositalmente e foi punido.

No fim, a dupla terminaria 2007 empatados em 109 pontos e quatro vitórias para cada lado. Porém, o título ficou com Kimi Raikkonen, da Ferrari.

– Lembro-me da tarefa de estar ao lado de Fernando aos 22 anos. Eu era tão jovem e, claro, era bom em termos de habilidade, mas ainda é muita pressão enfrentar um grande piloto como Fernando – recordou Hamilton.

Admiração recíproca

Com 345 GPs no currículo, Alonso é o piloto mais experiente da F1 em atividade. E além de parabenizar o rival pelo marco, o espanhol não poupou elogios:

– Não acho que ele tenha mudado muito, para ser honesto. Ele já tinha talento em 2007 e hoje ainda tem talento, mas agora, com experiência. Ele tem sido um tremendo piloto, uma lenda do nosso esporte, então sempre foi um prazer compartilhar todo esse tempo com ele. Naquela época provavelmente ninguém pensava que alguém seria capaz de ganhar sete títulos como Michael (Schumacher). A jornada tem sido incrível. A equipe que todos construíram na Mercedes ao longo desses anos foi excelente. Parabéns pelo GP 300.

Depois de 2007, Alonso retornou à Renault (atual Alpine), de lá foi para a Ferrari e McLaren. Deixou a F1 em 2018, disputando corridas como as 500 Milhas de Indianápolis, o Rally Dakar, as 24 Horas de Daytona e de Le Mans – vencendo ambas; o espanhol voltou para a F1 em 2021, pela equipe francesa.

Com Kovalainen e Bottas, Hamilton teve uma relação mais estável. Depois de Alonso, porém, ele venceu e foi vencido por Button e Rosberg. Hoje o heptacampeão tem como companheiro o jovem Russell, que estreou na F1 em 2019 e faz em 2022 seu primeiro ano pela Mercedes.

D Marquez
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte