Fale com a gente
Clube Náutico

Política

“É a agricultura familiar que coloca comida na mesa do brasileiro”, aponta Zeca Dirceu

A declaração do deputado federal foi feita durante a Caravana da Agricultura Familiar realizada nesta quinta-feira (28), em Dois Vizinhos, no Sudoeste do Paraná

Publicado

em

|Foto: Divulgação|
Providência

O deputado federal Zeca Dirceu (PT) defendeu a pauta de ações da Caravana da Agricultura Familiar realizada nesta quinta-feira, 28, em Dois Vizinhos, no Sudoeste do Paraná. Organizada pela Fetraf, a caravana reuniu mais de 1,5 mil agricultores e trabalhadores que têm no campo a principal atividade. “Eu recebi o documento com várias denúncias importantes do descaso do governo federal e do INSS em relação a questão previdenciária. É inaceitável que as perícias médicas sejam postergadas para 2023 e 2024. Como é inaceitável uma fila de 1,5 milhão de pessoas que ficam esperando por este exame para obter sua aposentadoria”, citou.

Zeca Dirceu afirmou que os pequenos produtores rurais, além de serem tratados com respeito e com a garantia dos direitos, devem ter incentivos de fomento, linhas de créditos especiais e acesso à terra. No Paraná, aponta o deputado, entre as mais de 305 mil propriedades, 229 mil são de agricultores familiares, o que representa 75% do total e mais de 1 milhão de pessoas. “Mais de 60% do alimento que chega na mesa do brasileiro são produzidos pelos agricultores familiares”.

Charles Pinturas

“O governo federal, por exemplo, não aceita a condição do bóia-fria e não aceita que aquele pequeno agricultor familiar, que tem um trator, tenha seu direito previdenciário atendido. Nós seguiremos juntos com vocês na luta e eu vou encampar esse documento”

Compromissos

O deputado ainda fez questão de destacar que levará as pautas da agricultura familiar em todas as instâncias dos governos estadual e federal. “Vamos, sim, fazer valer os direitos e a valorização que temos que ter pelo agricultor familiar. Esse agricultor, por muitos anos e décadas, dedicou sua vida para gerar emprego e produzir alimento de qualidade”.

As eleições de outubro, reitera Zeca Dirceu, fazem parte dos compromissos de retomar um governo que sempre se colocou a favor da agricultura familiar, promoveu as políticas de crédito, o apoio à comercialização da produção, a assistência técnica ao produtor familiar e o fortalecimento das cooperativas agroindustriais.

“Temos que retomar a reforma agrária, a pavimentação das estradas rurais, entre outras metas que, com certeza, com a eleição do presidente Lula e de um Congresso Nacional que seja de fato seja comprometido com agricultura familiar”.

Segundo o Censo Agropecuário, a agricultura familiar emprega mais de 10 milhões de pessoas no Brasil, o que representa 67% do total de pessoas ocupadas na agropecuária. Ainda segundo o censo, nas culturas permanentes, o segmento responde por 48% do valor da produção de café e banana; nas culturas temporárias, a agricultura familiar é responsável por 80% do valor de produção da mandioca, 69% do abacaxi e 42% da produção do feijão.

acimacar amor sempre presente
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte