Fale com a gente
Clube Náutico

Agronegócio

Contrabando de gado na fronteira com a Argentina coloca em risco exportação de carne pelo Paraná

Como o país vizinho ainda não é considerado área livre da aftosa, transporte ilegal causa risco sanitário ao Paraná. Animais apreendidos são abatidos e têm a carne descartada

Publicado

em

Contrabando de gado coloca Paraná em risco sanitário — Foto: RPC Foz do Iguaçu
Academia Meu Espaço

Forças de segurança estão monitorando a ação de contrabandistas que estão transportando gado de forma clandestina da Argentina para o Brasil. A ação coloca em risco a exportação de carne paranaense, que é considerada livre da aftosa, enquanto o país vizinho ainda precisa vacinar o rebanho.

Recentemente, dois caminhões carregados com rebanho argentino foram flagrados em Santo Antônio do Sudoeste, no sudoeste do Paraná. De acordo com a polícia, a região é bastante utilizada pelos contrabandistas de gado, por causa da fronteira seca com o país vizinho.

Portal Instagram

Durante a abordagem, os motoristas não apresentaram a guia de transporte animal, que é um documento obrigatório para comprovar a procedência do rebanho. Ao todo, 39 animais foram apreendidos.

Os caminhões que entram no Brasil de forma clandestina foram levados para a Receita Federal. Três homens acabaram presos.

O fiscal da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) Ayrton Cavalheiro explica que o rebanho sem procedência ou controle sanitário é abatido, tendo a carne descartada.

“Primeiramente, o risco é sanitário e a consequência é o risco econômico. Instalando uma doença, aqui no estado do Paraná, seria bloqueado todo o tipo de comércio, tanto local quanto internacional. Então, é um prejuízo inimaginável para os produtores e o rebanho do Paraná”, explicou.

Em dois anos, conforme a Receita Federal, quase seis mil cabeças de gado podem ter entrado no Brasil de forma ilegal.

De acordo com as investigações, o rebanho argentino se torna mais atrativo por causa do preço de produção, que é mais barato em função da desvalorização da moeda do país vizinho.

Tic Tac
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte