Fale com a gente
Bonni Restaurante

Agronegócio

Queijo paranaense é premiado em concurso internacional; entenda como é feita a produção da receita

A receita de queijo “porungo” é realizada em uma pequena propriedade familiar de Palmeira.

Publicado

em

Foto: RPC/Reprodução Queijo "porungo" de Palmeira
Providência

A receita de queijo “porungo”, de uma pequena propriedade familiar de Palmeira, na região dos Campos Gerais do Paraná, recebeu destaque ao ser premiada em um concurso internacional de queijos artesanais.

O queijo paranaense conquistou o primeiro lugar na categoria “Queijo de leite de vaca com massa filada jovem”. O concurso ocorreu em Araxá, no estado de Minas Gerais.

Ótica da Visão

Como o queijo é produzido

A propriedade em Palmeira tem mais de 20 vacas leiteiras. Os animais em lactação produzem diariamente 500 litros de leite, que vão direto para a queijaria.

A receita do queijo “porungo” foi trazida por imigrantes italianos, mas ganhou um toque paranaense. A produção de queijo na propriedade é resultado de uma união familiar.

“Foi uma mudança bastante radical na nossa vida. Minha irmã tinha o sonho de montar a queijaria porque ela já trabalhava com queijo. Propusemos a parceria, eles aceitaram, e já estamos aí há cinco anos produzindo queijo”, conta Jiceli Comin.

Queijo “porungo” de Palmeira

O processo de produção da receita começa com o leite em uma máquina, onde é feita a pasteurização. Em seguida, são adicionados cálcio, fermento e coalho.

O resultado desse procedimento é uma massa fresca e resistente.

Nessa massa, é colocada água a 80°C para, em seguida, ser apertada e moldada à mão para criar a forma de um porongo.

Após esse processo, a massa vai para um tanque de salmoura por cerca de duas horas e meia. Em seguida, o queijo está pronto para ser embalado e vendido.

A capacidade de produção da propriedade é de 50 kg por dia, o equivalente a, aproximadamente, 200 queijos.

No momento, o queijo premiado é vendido apenas em supermercados e panificadoras de Palmeira. Entretanto, a família espera expandir a produção em breve.

Com informações G1

Tic Tac
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte