Fale com a gente
D Marquez

Geral

MON inaugura sala de acomodação sensorial e lança programa para pessoas autistas

A sala faz parte de um programa de inclusão abrangente, o MON Para Todos. A apresentação do projeto será nesta quinta-feira (30), às 16h30, no Miniauditório, seguida de visita ao espaço.

Publicado

em

MON inaugura Sala de Acomodação Sensorial (SAS) e lança programa para atender pessoas autistas Foto: Lucas Pontes
Academia Meu Espaço

Museu Oscar Niemeyer (MON) abre nesta quinta-feira (30) a Sala de Acomodação Sensorial (SAS), espaço criado especialmente para pessoas neurodivergentes que precisam de um local reservado e com estímulos reduzidos. A SAS faz parte de um programa de inclusão abrangente, o MON Para Todos. A apresentação do projeto será às 16h30, no miniauditório do MON, seguida de visita à sala.

“Com uma política institucional de atender a diversos públicos, o MON se consolida, cada vez mais, como uma instituição dinâmica, aberta ao diálogo e à troca de experiências múltiplas por meio da arte”, afirma a diretora-presidente da instituição, Juliana Vosnika.

Academia Meu Espaço

Com essa preocupação, o MON criou o Núcleo de Acesso e Participação (NAP) para ampliar o acesso de todos os públicos a obras do acervo e às atividades oferecidas pela instituição. “O objetivo é inserir cada vez mais a comunidade no Museu, participando ativamente de suas ações e propostas”, acrescenta Juliana.

Criado em 2019, o NAP é formado por uma equipe multidisciplinar com a missão de melhorar as condições de acesso dos diferentes públicos, trabalhando na construção de soluções de acessibilidade e inclusão social.

Além de apoio aos programas de inclusão já existentes (MON Para Todos para pessoas cegas e pessoas surdas), o NAP desenvolve ações que contemplam o atendimento a pessoas com Transtornos do Espectro Autista, por meio da criação de duas importantes ferramentas: a Narrativa Social e o Mapa Sensorial, utilizados para preparar a visita desse público ao Museu.

Outra ação importante do NAP foi a criação da Sala de Acomodação Sensorial. Também foi desenvolvida uma cartilha com normas e orientações para o atendimento a esse público, bem como passou a ser disponibilizado o cordão de girassóis, acessório reconhecido mundialmente para a identificação de pessoas com deficiências não visíveis, como o autismo.

MON PARA TODOS

O programa foi criado para ampliar o acesso das pessoas com deficiência ao acervo e às atividades oferecidas pela instituição. Para pessoas cegas ou com baixa-visão, o programa conta com legendas em Braille, maquete tátil, audioguia, esculturas originais e réplicas em miniatura.

O MON Para Todos oferece ainda atividades em Libras para pessoas surdas. A partir de agora, faz também atendimento específico para pessoas no Espectro Autista.

SOBRE O MON

O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura do Paraná. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, sendo 17 mil deles de área para exposições, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Os principais patrocinadores da instituição, empresas que acreditam no papel transformador da arte e da cultura, são: Copel, Sanepar, Grupo Volvo América Latina, Vivo, Grupo Focus e Moinho Anaconda.

SERVIÇO:

Lançamento da Sala de Acomodação Sensorial

Data: 30 de junho, quinta-feira

Horário: 16h30

Local: Minauditório do MON – Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico – Curitiba

D Marquez
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte