Fale com a gente
acimacar amor sempre presente

Policial e Trânsito

Polícia Federal faz buscas em casas de juízes federais suspeitos de corrupção

Esquema de corrupção bilionário também teria envolvimento de advogados, empresários e servidores públicos de Fortaleza, segundo autoridades

Publicado

em

Policiais deixam a sede da Polícia Federal para cumprir a operação Skiagraphia |PF / Reprodução|
Martin Luther – Enem

A Polícia Federal do Ceará deflagrou, na manhã desta sexta-feira (20), a operação Skiagraphia para desmontar um esquema de corrupção, que teria a participação de juízes federais, advogados, empresários e servidores públicos na capital cearense de Fortaleza.

Os policiais fazem busca e apreensão nas casas dos envolvidos no Ceará, São Paulo, Pernambuco, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal, para cumprir 19 mandados expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região.

Müller Contabilidade

As buscas são para apreender documentos e mídias que vão ser usados para instrução no inquérito, e com isso individualizar a atuação dos suspeitos nos crimes.

De acordo com as investigações, que começaram em 2019 após notícia da Procuradoria da Fazenda Nacional, foram constatados indícios da participação de juízes federais e advogados com empresários devedores do Fisco Federal em ações na Justiça Federal nos anos de 2012 a 2016, que teriam causado prejuízo bilionário à União.

Ainda segundo a PF, há suspeitas de ilegalidades na condução de processos de execuções fiscais de grandes devedores da União, e vínculos suspeitos entre magistrados e advogados; fluxo financeiro suspeito, falsificação de documentos com simulação de intimações da União, o que causou prejuízo à Fazenda Nacional e teria beneficiado empresários.

Os envolvidos podem responder pelos crimes de corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa com penas que chegam a 42 anos de prisão.

O nome Skiagraphia remete à técnica de pintura “shadow painting”, em que se busca dar a ilusão de profundidade pelo contraste entre sombra e luz. Seria como os envolvidos simulavam estar à luz do caminho público, mas na verdade se encontravam às sombras da lei.

Sicredi
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte