Fale com a gente
refran

Mundo

Passageiro pousa avião na Flórida após piloto passar mal

Ele foi guiado por um controlador de tráfego aéreo, que é um instrutor de voo certificado

Publicado

em

Aeroporto Internacional de Palm Beach, na Flórida / Divulgação
Providência

Um passageiro que nunca havia pilotado um avião pousou uma aeronave privada na Flórida, após o piloto passar mal. O condutor de um monomotor Cessna 208 “ficou inconsciente”, disse o passageiro aos controladores de tráfego aéreo na tarde de terça-feira (10), de acordo com o áudio do LiveATC.net.

“Eu não tenho ideia de como pilotar um avião”, disse o passageiro. Ele afirmou que era “uma situação séria”.

Dr. Pedro Wild

O controlador de tráfego aéreo Robert Morgan, um instrutor de voo certificado, estava em pausa quando uma ligação veio de um dos aviões, saído das Bahamas.

“Eu fui até lá e quando cheguei na sala, estava muito movimentada. Os funcionários me disseram que o piloto estava incapacitado e que havia passageiros no avião. Eles não têm experiência de voo”, disse Morgan à CNN.

Morgan descobriu que um dos passageiros nunca havia pilotado um avião, mas era familiar à aviação e havia observado outros profissionais pilotando.

“Ele estava muito calmo”, disse Morgan. “Ele disse: ‘Eu não sei voar. Eu não sei parar essa coisa se eu conseguir aterrissar na pista”.

O instrutor encontrou uma foto do painel do modelo de avião Cessna, o qual nunca tinha pilotado, e começou a passar instruções para seu novo pupilo.

Ele tomou a decisão de guiar a aeronave para o maior aeroporto da região, ajudando o passageiro a posicionar o avião perto do Aeroporto Internacional de Palm Beach “para que ele tivesse um alvo maior”.

O pouso foi “nota 10”, de acordo com Morgan.

O problema de saúde do piloto não foi identificado prontamente, disse a Administração Federal de Aviação dos EUA em nota.

“Tente segurar o nível das asas e ver se consegue começar a descida. Pressione os controles e desça em um ritmo muito lento”, explicou o controlador de tráfego no rádio ao piloto amador.

“Tente seguir a costa ou ao norte, ou ao sul. Estamos tentando te localizar.”

Juntos, eles conseguiram pousar o Cessna na pista. Uma filmagem obtida pela afiliada da CNN WPBF mostra que o passageiro conseguiu executar um exercício que, geralmente, leva cerca de 20 horas para ser aprendido em uma aula comum de voo.

“Eu achei que fosse chorar naquele momento, porque havia muita adrenalina acumulada”, afirmou Morgan. “Fiquei muito feliz que ninguém se machucou.”

Outros pilotos ficaram impressionados, enquanto outro agente de tráfego aéreo relatava no rádio o que estava acontecendo, de acordo com os registros capturados pelo site LiveATC.net.

“Vocês acabaram de testemunhar um passageiro pousando um avião”, disse o operador da torre de controle a pilotos da American Airlines esperando para decolar de Charlotte, na Carolina do Norte.

“Você disse que passageiros pousaram um avião?”, perguntou o piloto. “Meu deus, bom trabalho”, desabafou.

Após o pouso, Morgan conheceu seu aluno, que o deu um abraço e agradeceu.

“Foi um momento emocionante. Ele disse que queria chegar em casa e ver sua esposa, que está grávida”, relatou o controlador. “E isso tornou a situação melhor ainda.”

“Aos meus olhos, ele é o herói”, disse Morgan. “Eu estava fazendo apenas o meu trabalho.”

Sicredi
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte