Fale com a gente
Sicredi

Policial e Trânsito

Jovem que vive em Portugal relata tentativa de golpe envolvendo a imagem do delegado de Marechal Cândido Rondon

Segundo o delegado, o golpe já está sendo investigado

Publicado

em

FOTO: Reprodução
Providência

Um internauta do Portal Rondon, que vive na Europa, entrou em contato com a redação para pedir ajuda, pois, está sofrendo uma tentativa de golpe envolvendo a imagem do delegado de Marechal Cândido Rondon, Dr. Rodrigo Baptista Santos.

A vítima contou que procurou pelo nome do delegado na internet e viu postagens de entrevistas dele no Portal Rondon, por isso, decidiu entrar em contato.

Portal WhatsApp

O rapaz também fez outras pesquisas e conseguiu localizar as informações da delegacia. Ele disse que chegou a enviar um e-mail, mas não obteve retorno. Depois foi fazendo outras pesquisas e notou que se trata de um golpe comum. Por sorte, ele não forneceu dinheiro aos criminosos.

Neste golpe, os criminosos selecionam as vítimas em potencial nas redes sociais, usando critérios que envolvem faixa etária e status social e fazem contato por mensagem e iniciam o assédio. Um criminoso, se passa por uma mulher bonita, finge interesse, faz elogios e pede o contato de WhatsApp da vítima com a intenção de manterem contato de forma mais reservada. A vítima acaba cedendo e passa a manter conversas íntimas com a suposta mulher, acreditando tratar-se de outra adulta. Durante as conversas, a suposta mulher envia nudes e solicita o mesmo. Quando a vítima está completamente envolvida, os supostos pais da mulher ou um delegado aparecem dizendo que a vítima estava conversando com uma adolescente e que está sendo acusado de pedofilia. Os falsos responsáveis dizem que precisam de ajuda financeira para o tratamento médico devido ao trauma que a menina sofreu durante a conversa e assim o rapaz ou o homem não seria denunciado.

Ciente do golpe, a vítima guardou prints das ligações onde mostram os números usados pelo golpista e buscou orientações. O código do DDD é 41, ou seja, o chip é do Paraná. A vítima mora em Portugal.

O delegado Rodrigo Baptista Santos informou à redação que já estava ciente da aplicação deste tipo de golpe e não é a primeira vez que acontece.

“Esse tipo de golpe tem acontecido muito, não só usando a imagem de delegados, mas de juízes e promotores também. Os golpistas utilizam uma foto minha retirada indevidamente da internet. A população precisa ficar atenta e procurar a polícia imediatamente quando ocorrem essas situações”, informou Rodrigo.

Inclusive, segundo o delegado, na 47ª Delegacia de Marechal Cândido Rondon já está ocorrendo uma investigação sobre os golpes com a imagem dele.

Imobiliária Maurício Vazquez
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte