Fale com a gente
Gramado Presentes

Agronegócio

Enfezamento do milho provoca quebra de 50% em lavouras do Paraná

Técnicos da Embrapa identificaram alta incidência de cigarrinha e enfezamento em propriedades rurais no oeste do estado

Publicado

em

|Foto: Arquivo/Portal Rondon|
Providência

O enfezamento do milho tem avançado no Paraná e está preocupando agricultores. Em algumas propriedades do oeste do estado, produtores já relatam quebra de 50% da lavoura.

Equipes do Ministério da Agricultura, da Embrapa Milho e Sorgo, e da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), estão visitando as regiões afetadas do estado com o objetivo de fazer um levantamento mais detalhado, para orientar agricultores e compreender porque a doença vem avançando no estado.

Academia Meu Espaço

“Desde 2019, os enfezamentos do milho estão causando preocupação no extremo oeste do Paraná. Nós estamos junto com o pessoal da Embrapa, fazendo verificações no campo, analisando, vendo o que está acontecendo, o tratamento fitossanitário que foi feito, o material que foi cultivado, qual é o comportamento dele numa região. A gente tem observado, numa outra região muito próxima, que algumas lavouras não expressam sintomas e estão produzindo normalmente”, diz o fiscal agropecuário da Adapar, Anderson Lemiska.

Técnicos da Embrapa identificaram alta incidência de cigarrinha e enfezamento em uma lavoura no município de Pato Bragado, no oeste do Paraná, decorrentes da migração dos insetos das lavouras cultivadas na primeira safra. Segundo pesquisadores, as medidas isoladas não têm efeito efetivo de controle.

É importante que o produtor adote medidas antes do plantio, ou seja, na entressafra do milho ele já tem que estar manejando cigarrinha, eliminando as plantas de milho tiguera, controlando plantas de milho que se desenvolvem nos carreadores, aquela planta de milho voluntária que fica nas lavouras de soja”, recomenda o pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo, Luciano Cota.

O Paraná responde por 14,8% da produção nacional de milho na safra 2021/22. A área cultivada está em 2,7 milhões de hectares e a produção estimada é de 16 milhões de toneladas. Depois da soja, o milho representa o segundo produto vegetal em VBP no estado, com vendas externas chegando a 183 milhões de dólares.

Mas, nos últimos três anos, os produtores vêm acumulando quebras com a estiagem, e em algumas regiões mais pontuais,  com geadas e granizo. Agora na segunda safra, o problema é o ataque das pragas.

“Estamos receosos com os índices de produtividade devido ao alto ataque de cigarrinha e enfezamento. Isso nos preocupa muito, de não conseguirmos um controle efetivo. Temos áreas com perdas já confirmadas, acima de 50%”, conta o membro da comissão técnica de cereais da Faep, Cévio Mengarda.

A Adapar acompanha a quantidade utilizada de defensivos agrícolas ao longo do desenvolvimento da cultura, e os números são expressivos quanto ao uso de inseticidas para o manejo da cigarrinha. Houve um aumento de 150 mls para 900 mls por  hectare da primeira safra para a segunda, somente na análise do alvo biológico da cigarrinha.

Sicredi
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte