Fale com a gente
Tic Tac

Geral

Alternativas à gestão de resíduos são debatidas por autoridades em Marechal Cândido Rondon

O objetivo é implantar uma usina e agregar outros municípios da microrregião através de consórcio

Publicado

em

lift training

Trocar experiências relacionadas à gestão consorciada de resíduos sólidos urbanos e propor a adoção de novas tecnologias visando solucionar a questão envolvendo resíduos sólidos urbanos e a totalidade do orgânico. Estes foram os objetivos da reunião ocorrida nesta semana na prefeitura de Marechal Cândido Rondon.

O engenheiro ambiental da prefeitura, Marcos Chaves, salienta que a perspectiva é muito boa ao município, tendo em vista o estudo de viabilidade com o objetivo de implantar uma usina para a gestão de resíduos, com a possibilidade de agregar outros municípios da microrregião através de consórcio.

Charles Pinturas

“Marechal Rondon é destaque na gestão de resíduos, mas procura avançar. A reciclagem está bem encaminhada, com a necessidade de adequar o tratamento de lixo orgânico e de rejeito. Na nossa visita a um consórcio em Santa Catarina, conhecemos o trabalho com o lixo orgânico que tem gerado resultados positivos”, frisa.

Pretende-se, gradativamente, parar de enterrar resíduos, garantindo maior vida útil ao aterro e proporcionando melhores condições ambientais.

“Com isso propor melhor tratamento gerando gás, energia e material como bioplástico, que pode ser utilizado na fabricação de paver. O lixo zero, embora se trate de algo difícil, é o foco a ser alcançado”, ressalta o engenheiro ambiental.

A reunião no paço municipal contou com as presenças do prefeito Marcio; secretários de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Backes, e de Fazenda, Carmelo Daronch; servidores municipais; representantes da ACAN e da Cooperagir, do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI), da Empresa Veiga, da Itaipu Binacional e do Parque Tecnológico Itaipu (PTI).

Depois da reunião na prefeitura, foi realizada visita ao aterro sanitário de Marechal Cândido Rondon e às Unidades de Valorização de Recicláveis (UVRs)

D Marquez
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte