Fale com a gente
Bonni Restaurante

Geral

Tempestade com granizo abundante deixa rastro de destruição em Maripá [vídeos]

Segundo a Copel, são 2.930 unidades consumidoras sem energia elétrica

Publicado

em

|Foto: Internauta /Portal Rondon|
Velho Oeste

Imagens impressionantes de uma tempestade com granizo na cidade de Maripá tomaram conta das redes sociais na noite desta sexta-feira (22).

Os institutos de metereologia já alertavam para áreas de instabilidades na região Oeste do Paraná. A Defesa Civil emitiu aviso de chuvas e temporais por volta das 18h30. O alerta tem vigência de 6 horas.

Dr. Pedro Wild

Internautas do Portal Rondon encaminharam várias imagens e vídeos, onde foi possível constatar os estragos nas plantações, em estabelecimentos comerciais e no Tratoródromo de Maripá, localizado junto ao Centro de Eventos. Árvores que não foram arrancadas foram quebradas, inclusive na praça que ficou irreconhecível.

Agricultores, que tinham a expectativa de uma boa safra de milho para este ano, tiveram grandes prejuízos. As fotos abaixo são de uma propriedade rural em esquina Santa Fé, na divisa dos municípios de Nova Santa Rosa com Maripá. O telhado que abriga animais foi arrancado, e o telhado de um barracão próximo também sofreu destelhamentos. A lavoura de milho foi bastante prejudicada.

Praticamente toda a cidade ficou sem energia elétrica, segundo a Copel, são 2.930 unidades consumidoras que estão nessas condições.

A limpeza da cidade deve durar dias. Até moradores que possuem motosserras foram para as ruas, tentando cortar troncos de árvores para desobstruir as vias. 

Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, a água entrou pelos lustres e alagou o hospital. Vários equipamentos e computadores foram molhados e foi preciso interromper o atendimento.

Várias cidades sofreram com a tempestade do início da noite desta sexta-feira, em Assis Chateaubriand uma grande quantidade de gelo encobriu ruas da cidade. A tempestade ainda deixou estragos em Rio Bonito do Iguaçu e Jesuítas.

Entretanto, a cidade de Maripá foi a mais afetada pela tempestade. Internautas enviaram fotos de grande volume de gelo e destruição em plantações de milho. Casas foram destelhadas pelo temporal que também arrancou árvores e postes.

O palco montado para os shows no Centro de Eventos ficou destruído pelo fenômeno natural.

Em solidariedade ao município vizinho, a administração municipal de Palotina realizou uma força tarefa, encaminhando maquinários e servidores municipais, agentes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiro Militar, Polícia Militar, entre outras autoridades para auxiliar nas devastações ocasionados pelo vendaval.

O coordenador da Defesa Civil de Palotina, Gybson Fernandes ressaltou que acontecimentos como estes se faz necessário a união de todos.

“Nessas situações precisamos trabalhar em conjunto em prol da segurança de todos os cidadãos,” revelou Gybson.

Maripá estava pronta para receber visitantes de todo o Brasil na comemoração dos seus 32 anos. Os eventos programados para o aniversário de emancipação política e administrativa, ainda não foram cancelados oficialmente. Porém, o Culto Ecumênico em ação de graças junto com a Benção dos Pilotos, marcada para a noite desta sexta-feira (22), já não aconteceu.

Apesar dos estragos, não se tem notícia de feridos ou desabrigados.

SEM LUZ

A Copel informou que, por volta das 21h, quase 33 mil unidades consumidoras estavam desligadas na região oeste. 

Outras cidades com mais imóveis sem energia elétrica são: Assis Chateaubriand (16.960), Mangueirinha (6.803), Nova Aurora (5.822), Jesuítas (4.538), Juranda (3.625) e Maripá (2.930).

Marechal Cândido Rondon

No município rondonense foi registrado uma grande precipitação de chuva próximo as 18 horas, em alguns pontos do município também houve chuva de granizo. O internauta do Portal Rondon Elson Gehlen nos enviou um vídeo da sua casa no centro de Marechal Rondon.

Portal Rondon

acimacar amor sempre presente
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte