Fale com a gente
D Marquez

Geral

Rondonenses são barrados na porta da Copel por estarem sem máscara

A Copel é um órgão que segue decreto estadual e o governador ainda não permitiu o não uso de máscaras

Publicado

em

FOTO: Arquivo/Portal Rondon
Prefeitura Dengue Março 2024

Na quarta-feira (09), o Governo do Estado encaminhou um projeto de lei para a Assembleia Legislativa que propõe deixar como prerrogativa exclusiva do Poder Executivo os critérios sobre a utilização do uso de máscara facial durante a pandemia. E já nesta quinta-feira (10), o prefeito de Marechal Cândido Rondon, Marcio Rauber, decretou a não obrigatoriedade do uso da proteção contra a Covid-19. O documento que permite que os rondonenses transitem e frequentem os espaços sem a máscara foi publicado no Diário Oficial Eletrônico do município.

Porém, a alegria em se ver livre da máscara não durou muito tempo para alguns rondonenses. Pouco depois que o Portal Rondon divulgou a informação sobre o novo decreto, internautas entraram em contato com a redação reclamando que foram barrados na porta da Copel exatamente por não usarem a proteção.

Funerária Alemão

Acontece que os órgãos públicos estaduais, como é o caso da Copel, seguem ordens que estão acima do decreto municipal, e o Governo do Estado ainda está estudando se retira ou não a obrigatoriedade do uso de máscaras em espaços abertos no Paraná.

“Tínhamos a preocupação de que houvesse um aumento muito grande de casos no pós-carnaval, mas isso não aconteceu, o que nos permite começar a se libertar da máscara”, afirmou Ratinho Junior. “A Secretaria de Estado da Saúde deve ter a prerrogativa para instituir as medidas mais adequadas”, acrescentou o governador.

Ou seja, os rondonenses podem até circular sem máscara e frequentar locais abertos e fechados sem a proteção, mas quando forem a um órgão estadual, devem ir de máscara até que o governo paranaense decrete a liberação.

Conforme informações do Estado, a proposta foi encaminhada para os deputados estaduais e depois será sancionada. Somente após esse trâmite, a Sesa definirá os detalhes sobre o uso da máscara. Inclusive, a ideia do Estado é permitir, primeiramente, a circulação de pessoas em espaços externos sem o equipamento de proteção individual e as novas possibilidades serão estudadas mais tarde.

Então, quando precisar frequentar órgãos como Copel, Detran, Ministério Público e Fórum, por exemplo, lembre-se de utilizar a máscara para evitar transtornos.

Tic Tac
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte