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Economia

Reunião de definição dos horários especiais do comércio acontece nesta quarta-feira (23) na Acimacar

Encontro acontece no auditório Dirceu da Cruz Vianna, na sede da Acimacar

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|Foto: Arquivo/Portal Rondon|
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Com objetivo de definir as datas e horários especiais de funcionamento do comércio de Marechal Cândido Rondon para o ano de 2022 e 2023, a Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar) e o Sindicato Empresarial do Comércio Varejista de Marechal Cândido Rondon e Microrregião (Sindicomar) realizam na quarta-feira, dia 23 de março, uma reunião aberta aos empresários do comércio associados a entidade.

O encontro acontece às 18h30, no auditório Dirceu da Cruz Vianna, sede da Acimacar.

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A vice-presidente do Comércio da entidade, Geovana da Silva Krause, salienta que a Acimacar não possui poderes legais para definir os horários de funcionamento do comércio, entretanto, atua como mediadora, articulando junto ao Sindicomar e associados as melhores datas e horários especiais para a abertura das empresas.

“Precisamos que os empresários participem e se engajem nas negociações porque este é o momento em que ele pode apontar suas necessidades em relação aos horários de abertura do comércio em datas muito importantes, como Dia das Mães, Dia dos Pais, Páscoa e Natal”, menciona Geovana.

Junto da Acimacar, o Sindicomar ouve as demandas dos empresários e as datas e horários propostos por eles serão negociadas com o Sindicato dos Empregados do Comércio de Toledo e Região (Sindeto). “Esta definição de datas e horários é homologada apenas entre os sindicatos patronal (Sindicomar) e laboral (Sindeto), sendo a Acimacar uma importante mediadora neste processo”, reafirma.

Conforme o responsável pelo Departamento de Assuntos Sindicais da Acimacar e presidente do Sindicomar, Ademar Bayer, apesar de a homologação das datas ser feita posteriormente, mediante acordo entre os sindicatos patronal e laboral, é de suma importância a participação de todos os empresários do comércio neste momento de discussão das datas e horários, já que, após a definição das mesmas, o acordo é fechado e homologado, sendo feita publicação do documento no Ministério do Trabalho.

“Caso fique alguma data importante fora dessa negociação, a empresa que quiser abrir as portas em datas não elencadas nesta reunião, terá que fazer um acordo à parte com seus colaboradores. Para isso, existem custos a serem arcados como as taxas a serem recolhidas pertinentes às ações discutidas no novo acordo. É por isso que convidamos a todos para participar e apresentar suas demandas”, conclui.

Sobre a Acimacar

Com dois mil empresários e produtores rurais associados, a Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar) atua há 53 anos na defesa dos interesses da classe empresarial rondonense. Presidida pela farmacêutica Carla Rieger Bregoli, também é reconhecida pela sua liderança nas causas regionais e estaduais, além da participação em diversas demandas da comunidade. Saiba mais: www.acimacar.com.br.

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