Fale com a gente
Sicredi

Geral

Análise do perfil do presidente Jair Bolsonaro

Nos próximos artigos/vídeos falaremos sobre outros presidenciáveis

Publicado

em

FOTO: Arquivo/Portal Rondon
Providência

Ano de eleições e vamos entender um pouco sobre os perfis das personalidades dos candidatos à presidência.

Na análise comportamental de hoje falaremos sobre o atual presidente e candidato à reeleição, Jair Messias Bolsonaro.

Charles Pinturas

Importante lembrar algumas coisas:

Primeiro, quando a gente fala em análise comportamental, não analisaremos somente o comportamento, mas também as características físicas-corporais e as formas de comunicação, ou seja, a linguagem verbal e corporal. E também vamos levar em conta o que nós conhecemos da infância e da vida pregressa da pessoa em questão.

Segunda coisa importante quando falamos em tipo de perfil do Eneagrama, somente o próprio indivíduo pode definir com 100% de certeza qual é o seu perfil, pois, só ele sabe realmente qual é a motivação que leva ao seu comportamento, qual é o mecanismo de defesa que a pessoa usa constantemente para sobreviver neste mundo. Quais são as ideias fixadas na sua mente, que se repetem constantemente, de forma consciente ou inconscientemente. E da mesma forma como acontece com a mente, somente o próprio indivíduo saberá qual é a sua emoção principal, a paixão que domina o seu coração.

Portanto, o meu tipo de perfil, o seu, o de qualquer político ou personalidade famosa é formado basicamente por esses 3 pilares:

As crenças e ideias fixadas na nossa mente, que nós vamos armazenando e consolidando no nosso cérebro desde a infância.

E a forma como nós sentimos e interpretamos os acontecimentos na infância, fizeram com que uma emoção principal dominasse o nosso coração.

E enfim, a forma como entendemos os fatos e como eles influenciaram nossos sentimentos fez com que nós desenvolvêssemos:

Um mecanismo de defesa, e nós percebemos que isso funcionou lá na nossa primeira infância. E nós passamos a usar esse mesmo mecanismo de defesa durante toda nossa vida.

Tudo isso como uma estratégia para satisfazer o nosso ego e permitir a nossa sobrevivência nesse mundo.

Então, vamos ao perfil de Jair Bolsonaro.

Eu acredito, como a maioria dos estudiosos e professores de Eneagrama, que o Bolsonaro seja um perfil 8.

Veja o resultado dessa enquete na comunidade do Eneagrama:

Tipo 8: 58%

Tipo 6: 23%

Tipos 3/7/1: 19%

Na minha opinião ele é um perfil 8, conhecido como:

O Desafiador ou O Poderoso.

E na medida que eu for discorrendo sobre as características comportamentais das personalidades do tipo 8, vai ficar mais claro verificarmos nas falas e comportamento do Bolsonaro qual é o seu mecanismo de defesa, suas crenças e também como se manifesta a luxuria, sua emoção principal, na forma de excessos, principalmente excesso de energia e força.

Antes de falarmos de qualquer tipo de perfil, é bom lembrar que nós não somos um tipo, mas nós temos um padrão comportamental que nós desenvolvemos desde a nossa primeira infância, dos zeros aos sete anos, para sobreviver neste mundo.

Lá na nossa infância, em algum momento, a nossa criança fragilizada, interpretou algumas situações vividas, e se sentiu abandonada, traída, ou sem importância e a partir desses momentos vivenciados, ela começou a usar algum mecanismo de defesa para se defender, e isso que deu certo naquele momento, e então a criança passa a usá-lo com uma frequência absurda, constantemente, mesmo que de forma inconsciente, ao longo de toda sua vida.

A criança do tipo 8, se sentiu sem importância e também injustiçada, e com isso desenvolveu o mecanismo de defesa da negação, o tipo 8 nega as suas fragilidades e vulnerabilidades, como medo, tristeza, dores físicas e também seus sentimentos mais profundos e procura sempre passar uma imagem de força e invencibilidade, para não se sentir novamente injustiçado, e se sentir importante.

Nós podemos perceber a negação das fragilidades e vulnerabilidades em várias falas de Bolsonaro:

“Chega de frescura, de mimimi”.

“Vão ficar aí chorando até quando?”.

“Pelo meu histórico de atleta, não teria nem que me preocupar, isso aí seria só uma gripezinha, como disse aquele médico daquela televisão”.

Em várias falas de Bolsonaro, percebe-se o desdém perante o que ele considera fraqueza e é muito comum os perfis 8 utilizarem o termo “mimimi”, quando querem indicar falta de coragem, força ou simbolizando “frescura”.

Outra frase de Bolsonaro, negando ser vulnerável:

“Quantas vezes choro eu sozinho no banheiro”.

Ou seja, se você tiver alguma fragilidade, ela deve ser enfrentada, mascarada ou escondida para que ninguém perceba. Até porque chorar é coisa de criança, né.

NO QUE O PERFIL 8 ACREDITA?

Que a vida é uma luta constante, e que para estar protegido e ser respeitado você precisa ser forte.

A INFÂNCIA DE BOLSONARO:

Geralmente os perfis 8 relatam que tiveram uma infância e adolescência difícil, e também foi lá que construíram uma armadura para se protegerem. E também é comum contarem histórias de superação, de como se tornaram fortes ou superaram as dificuldades.

“Eu trabalhei desde os 8 anos de idade, quebrando milho, colhendo banana e ainda estudava, e hoje eu sou o que eu sou”.

O perfil 8 raramente mostra e acessa sua inocência e sensibilidade, isso geralmente é permitido com filhos mais novos, netos, ou com aqueles que eles julgam serem “mais fracos” ou que precisam de sua ajuda e proteção.

CARACTERISTICAS COMPORTAMENTAIS

  • Fala direta: Não gostam de rodeios, nem de muita explicação. São diretos, práticos e objetivos. Em uma live Bolsonaro relatando sobre as consequências do trauma que ficou após os tratamentos cirúrgicos resultantes do atentado que sofreu na última campanha. “Cala boca, é problema meu, o bucho é meu”.
  • Impulsividade e intimidação: Principalmente quando se sentem desrespeitados, a luxuria, que no Eneagrama não está ligado a sexo, mas sim a um comportamento desregrado, com excesso de energia e impulsividade é facilmente percebido na alteração do tom de voz. “Parem de fazer perguntas idiotas, voltem para o primário”.
  • Rebeldia implícita: Os perfis 8 gostam e defendem muitas regras, mas eles mesmos têm dificuldade e não gostam muito de seguir regras que não foram impostas por eles. “Eu chego como eu quiser, onde eu quiser e do jeito que eu quiser, se não quiser usar máscara eu não uso”. Outro exemplo são os passeios de moto, em que Bolsonaro pilota a moto sem usar o capacete. Como são motivados pelo poder, focam em sempre manter o controle do ambiente em suas mãos.

Para finalizar eu diria que com tipo 8 não tem meio termo, não tem água morna, nem comida insossa, é o tipo de perfil que você gosta ou não gosta.

E no caso de Bolsonaro, seria quase, ou você ama ou odeia.

ATENÇÃO!

Os artigos e vídeos de análise do perfil dos políticos e candidatos à presidência não tem conotação política. É apenas uma análise comportamental baseada em estudos do comportamento humano e suas origens. E expressam a opinião da autora do mesmo.

E ainda não podemos esquecer que os nossos instintos têm muita influência na maneira como iremos agir para garantir que nossa motivação principal seja atendida. E claro, o nível de consciência em que cada pessoa se encontra, a situação e o momento da vida que cada indivíduo está, também irá interferir muito no comportamento apresentado.

Nos próximos artigos/vídeos falaremos sobre os presidenciáveis Luiz Inácio Lula da Silva, Sérgio Moro, Ciro Gomes, João Dória, Felipe d’Ávila e demais candidatos.

Até a próxima!

Clube Náutico
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte