Fale com a gente
Clube Náutico

Geral

Cursos de manejo integrado de pragas seguem ocorrendo em Pato Bragado

Após a administração municipal promover o curso de manejo integrado de pragas na cultura da soja, hoje (04), foi dado início ao protocolo de prevenção de pragas no milho

Publicado

em

|Foto: Divulgação|
Providência

Produtores rurais que participaram do curso de Manejo Integrado de Pragas (MIP), da cultura de soja, promovido no final de 2021, iniciaram na manhã de hoje (04), o curso de MIP na cultura do milho.  A oportunidade de capacitação ocorre em parceria com Sindicato Rural, por intermédio do instrutor do Senar, engenheiro agrônomo, Solivan Rosanelli, no auditório da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária (Acibra). 

Prefeito Leomar Rohden, o Mano, vice-prefeito, John Nodari e a secretária de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, Jaqueline Vanelli acompanharam a abertura ao lado de representantes do Sindicato Rural e Senar.

Portal Instagram

Serão 36 horas de capacitação, com certificação. Destas oito de fundamentação teórica, com o seguinte conteúdo programático: fundamentos do MIP, benefícios do MIP, tecnologia BT e não BT, principais inimigos naturais, estádios fenológicos da planta de milho, notas de danos de percevejos, níveis de danos e níveis de controle.

As práticas iniciam na terça-feira (08) e serão realizadas nas propriedades dos alunos.

A secretária Jaqueline Vanelli conta que a intenção é conduzir um talhão de milho, monitorando e identificando os insetos de acordo com protocolo técnico de manejo integrado de pragas. “Isso irá provocar, por exemplo, o manejo racional de cigarrinhas, percevejos e lagartas, com aplicação de inseticidas somente se necessário, reduzindo assim, os impactos ambientais e custos de produção, já que as perdas ocasionadas pelo ataque de pragas serão bem reduzidas.

“Estamos em busca de novas tecnologias para aumentar a estabilidade nas produções. Investimos em diversos programas de apoio e incentivo à produção agrícola, pois sentimos na cidade, o reflexo quando os produtores sofrem perdas na lavoura; o comércio sofre e os governos também com diminuição da arrecadação. O vice-prefeito, John Nodari completa: “Hoje o agronegócio é responsável por mais de 80% do PIB do município e nada mais justo que investir nesse setor”.

Clube Náutico
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte