Fale com a gente
Bonni Restaurante

Mundo

Cerca de 100 mil já saíram de casa na Ucrânia, diz ONU

Agência da ONU para Refugiados pede que os países vizinhos mantenham suas fronteiras abertas

Publicado

em

Pessoas tentam entrar em ônibus para deixar Kiev, Ucrânia, nesta quinta-feira (24) — Foto: Emilio Morenatti/AP
Providência

A ONU (Organização das Nações Unidas) estima que cerca de 100 mil pessoas fugiram de suas casas na Ucrânia e milhares buscaram refúgio no exterior após a invasão russa na última quinta-feira (24).

“Acreditamos que cerca de 100 mil pessoas já fugiram de suas casas e podem ter se mudado para dentro do país e que vários milhares cruzaram as fronteiras internacionais”, disse a porta-voz da Agência da ONU para Refugiados (Acnur), Shabia Mantoo, à agência de notícias AFP.

Bonni Restaurante

Mantoo afirma que a agência está trabalhando com autoridades e parceiros para garantir assistência humanitária na Ucrânia sempre que necessário e possível. A Acnur ainda está em contato com os governos de países vizinhos para que eles mantenham suas fronteiras abertas ao povo ucraniano.

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, afirma que o conflito entre Rússia e Ucrânia testa “todo o sistema internacional” e, por isso, representa “a maior crise global de paz e segurança nos últimos anos”.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) também demonstrou preocupação com “as vidas e o bem-estar” de 7,5 milhões de crianças da Ucrânia.

“A não ser que a guerra acabe, dezenas de famílias serão forçadas a deixar seus lares, dramaticamente escalando suas necessidades humanitárias”, alerta Catherine Russell, diretora executiva do órgão. “As crianças da Ucrânia precisam de, desesperadamente, de paz”, apela a porta-voz do Unicef.

Sicredi
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte